Eventos

Eventos








A Edubase como mediadora no processo de co-autoria em redes sociais : compartilhando conhecimento na área educacional

Gildenir Carolino Santos, Roesemary Passos

Disponível em: Eventos

Descrição

A base de dados referenciais EDUBASE, desenvolvida e gerenciada pela Biblioteca da Faculdade de Educação/UNICAMP, inicialmente constituída para ser uma base local, a partir do momento em que inicia a indexação de artigos de periódicos nacionais em Educação, amplia suas funções tornando-se um instrumento de mediação para análises de redes sociais de co-autoria, promovendo o intercâmbio de informações entre a comunidade científica da área educacional. O presente artigo, descreve conceitos redes sociais na área da ciência da informação, sugerindo a aplicação de metodologias e o desenvolvimento de estudos sobre analise de redes sociais ARS ou SNA (Social Network Analysis) que contribuam para a percepção do fluxo de circulação da informação e construção de conhecimento no âmbito educacional. Abstract: The database benchmarks EDUBASE, developed and managed by the Library of the Faculty of Education / UNICAMP, originally formed to be a local basis, from the moment they start the indexing of articles in national journals in education, expands its functions become an instrument of mediation for analyses of social networks co-authored by promoting the exchange of information between the scientific community's educational area. This article, describes concepts social networks in the area of information science, suggesting the application of methodologies and the development of studies on analysis of social networks or ARS SNA (Social Network Analysis) that contribute to the perception of the flow of information and movement of construction of knowledge within education.

Acessar Indicadores

A educação em tempo integral nas escolas públicas municipais de Presidente Prudente

Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana de Stefano Menin, Renata Portela Rinaldi

Disponível em: Eventos

Descrição

O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa de Doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT-UNESP. Abordaremos a educação em tempo integral em âmbito municipal, localizando a cidade de Presidente Prudente, com o objetivo de apresentar e discutir os objetivos dessa proposta de educação, as formas de organização das oficinas pedagógicas, no que se refere a conteúdos e metodologias, e o perfil de alunos. As discussões terão como base a literatura da área, bem como os resultados de observações realizadas em duas escolas de anos iniciais de ensino fundamental. Em 2010, a educação em tempo integral, por meio do Programa Mais Educação, foi instituída em Presidente Prudente com a denominação de Programa Cidadescola, com o objetivo de desenvolver a formação integral das crianças e contribuir para a realização de propostas e práticas curriculares para ampliar a oferta de saberes e de atividades sócio-educativas. Entretanto, observamos que, a partir de 2017, alguns fatores e intenções que tiveram fundamento na mudança instituída pelo Ministério da Educação com a proposta do Novo Mais Educação influenciaram o planejamento e a organização da educação integral no município. Contatamos que houve um esvaziamento desta educação em seus objetivos e estrutura, em prol do fortalecimento de um modelo instrucional que se resume à complementação de estudos, principalmente em Matemática e Língua Portuguesa, com finalidade de obtenção de melhora nos índices de desempenho escolar. A ampliação da jornada escolar tem se caracterizado como mais tempo de permanência da criança na escola para se realizar atividades concomitantes às do ensino regular. Portanto, consideramos que o Programa Cidadescola não tem contemplado uma educação integral em seu sentido amplo, que possibilite uma formação global, que forme pessoas para atuarem de forma reflexiva e crítica em sociedade, que aperfeiçoe as relações interpessoais e que amplie o conhecimento de mundo.

Acessar Indicadores

A educação integral e os possíveis espaços de construção de valores morais

Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana de Stefano Menin, Renata Portela Rinaldi

Disponível em: Eventos

Descrição

O presente trabalho tem como objetivo analisar os espaços reservados à educação em valores em oficinas de um programa de educação integral implantado na rede pública da cidade de Presidente Prudente. Para tanto, foram realizadas observações no âmbito de duas escolas de anos iniciais de ensino fundamental que oferecem oficinas no período oposto ao de ensino regular. Analisamos os ambientes com base nas regras estabelecidas, nas relações entre os professores e os alunos, nos alunos entre si, e entre os alunos e as atividades. A educação integral, por permitir mais tempo de convivência, de socialização e de trabalhos coletivos, pode ser um espaço para se construir valores morais. Nas oficinas investigadas, constatamos que, mesmo que de forma não planejada, os valores morais são transmitidos pelos agentes escolares, seja por meio de conversas, discursos ou imposição de regras. Porém, percebemos que não há uma proposta de educação em valores no sentido de conduzir os alunos a refletirem sobre atitudes e comportamentos em situações conflituosas. Para garantir cumprimento das regras e bom comportamento dos alunos, são utilizadas punições e premiações, bem como o poder de uma autoridade. Observamos que não são adotados procedimentos que oportunizem discussão, reflexão e construção de regras, de valores e de princípios.

Acessar Indicadores

Primeiro Anterior    1 2

3

4 5 6 7    Próximo Último