Eventos

Eventos

Acolhimento familiar: a mediação social como recurso de trabalho

1 - Paulo Delgado 2 - Rachel Baptista

Disponível em: Eventos

Descrição

O acolhimento de crianças em ambientes familiares está consolidado nas leis de portuguesas e brasileiras. Esta modalidade protetiva prima pela proteção e cuidado em lares já constituídos e capazes de promover estabilidade e permanência segura para aqueles cujos ambientes de pertencimento se encontram em situação de crise. O contexto luso e brasileiro tem muitas similaridades no que tange ao trabalho com a política pública de família acolhedora. Em ambos países o recurso da institucionalização é frequente e, em geral, se sobrepõe à utilização do encaminhamento de crianças vítimas de violações de direitos às famílias de acolhimento. Além disso, a falha na formação do técnico enquanto educador social de perfil mediador é outra semelhança observada. A medida de afastamento proposta no acolhimento familiar deve ser excepcional e provisória objetivando o melhor interesse da criança no que se refere à reunificação. Entretanto, o trabalho neste contexto é bastante complexo e desafiador levando os profissionais sociais a atividades nem sempre condizentes com sua formação inicial. Em muitos casos falta-lhes o devido treinamento e/ou aprimoramento de capacidades já adquiridas.

Acessar Indicadores

Acolhimento familiar de criança com deficiência: prioridade absoluta

1 - Luci Mara Garcez Marin 2 - Andreza De Souza Tigre

Disponível em: Eventos

Descrição

Ampliar a proporção de crianças e adolescentes acolhidos em família acolhedora em nível nacional é objetivo da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, garantindo a um número cada vez maior de crianças e adolescentes, o direito à convivência familiar e comunitária e o cuidado personalizado. Neste cenário surgem novos desafios para a qualificação dos serviços, como o acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência. Carvalho e Silva (2021) apresentam os fundamentos multidisciplinares para a eleição do acolhimento familiar como regra para o cuidado de crianças na primeira infância, destacando as contribuições da psicologia, da psicanálise, da medicina e das neurociências, que comprovaram a absoluta relevância dos vínculos afetivos e da convivência familiar para todas as crianças, especialmente durante o período da primeira infância, do nascimento aos seis anos de idade

Acessar Indicadores

Acolhimento familiar e saúde mental

1 - Luciana Martins Vieira 2 - Sophia Galvão de Oliveira 3 - Mariana Cabral da Costa Chianca

Disponível em: Eventos

Descrição

Ao longo de quase quatro anos de execução do serviço de acolhimento familiar, notou-se que, em um número significativo, o acompanhamento tangenciou, de alguma maneira, questões de saúde mental na família. Diversas são as questões encontradas, como dependência de substância psicoativas, depressão e depressão puerperal, esquizofrenia, transtorno bipolar, síndrome de Munchausen, transtorno Borderline, entre tantas outras. Frente à complexidade de tais condições, é imprescindível um amplo trabalho em rede, organizado de maneira orgânica e transversal, com diálogo sólido e eficiente, principalmente dos atores socioassistenciais e de saúde. Ressalta-se que tais casos, em geral, demandam acompanhamento continuado, tanto quando é efetivada a reintegração, como quando é constatada sua inviabilidade

Acessar Indicadores

Acolhimento familiar: tomada de decisão baseada em evidências

1 - Rachel Baptista 2 - Maria Helena R. N. Zamora 3 - Paulo Delgado

Disponível em: Eventos

Descrição

Introdução: Acolhimento familiar: tomada de decisão baseada em evidências Introdução A família acolhedora é uma política pública legalmente reconhecida e subsidiada no Brasil (BRASIL, 2009; BAPTISTA, 2018). Sua proposta consiste em proteger, em ambiente familiar, crianças com direitos violados prezando por sua reunificação e reintegração quando possível e segura (DELAP; WEDGE, 2016; DELGADO, 2016). Entretanto, avaliar o sucesso do processo de retorno parece um desafio nos serviços já que após a reunificação, em geral, o acompanhamento às famílias tende a cessar. Neste cenário, tanto a chegada quanto a saída do acolhimento são momentos geradores de conflitos e precisam estar bem apoiados (BIEHAL et al. 2015; AECF, 2019). Neste sentido, saber o momento certo em que uma criança deve retornar para seu ambiente de pertencimento ou ser encaminhada para outra proposta de cuidados é um desafio ampliado para os profissionais. Na prática, a avaliação de certas variáveis objetivas e subjetivas fica aquém das possibilidades dos trabalhadores sociais até mesmo pelo acúmulo de trabalho a eles direcionado. O tempo decisório da justiça também pode ser curto para que se possa chegar a uma conclusão menos negligente (BAPTISTA et al. 2018). Dessa forma, instrumentos de avaliação baseados em evidências científicas podem auxiliar na identificação mais clara de aspectos objetivos e subjetivos para subsidiar algumas práticas, fortalecendo as tomadas de decisão e dando voz aos cuidadores e crianças de uma maneira mais sistematizada (BRITO, 2015; BOUMA et al. 2018)

Acessar Indicadores




A contribuição das bibliotecas digitais para os cursos à distância.

Valéria Rodrigues de Oliveira Pozzatti

Disponível em: Eventos

Descrição

Resumo: Devido as grandes transformações sociais, culturais e principalmente com o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação, os modelos tradicionais de bibliotecas sofreram uma quebra no seu paradigma estabelecido ao longo dos anos. Isso fez com que as bibliotecas fossem gradativamente sendo adequadas a essa nova realidade, para atender as novas demandas da sociedade proporcionando diferentes formas de interação entre as pessoas e facilitando o acesso remoto a informação. Tal fato contribuiu de forma positiva, pois rompeu barreiras físicas e geográficas, que até bem pouco tempo seriam tidas como um fator de entrave a realização de pesquisas, e promoveu a individualização do aprendizado devido a facilidade de acesso a informação. A importância das bibliotecas digitais para os cursos ministrados a distância, frente à nova realidade das tecnologias da informação e da comunicação, é o objeto de estudo do presente artigo que mostra a transição da biblioteca tradicional para a digital e os diferentes tipos de bibliotecas e analisa a visão de alguns autores sobre o tema biblioteca digital, ainda que em fase de construção, apresentando definições e conceitos que relatam sua origem e evolução. Apresenta a sua contribuição para os cursos ministrados a distância e finaliza com as questões que envolvem o tema sobre direitos autorais. Abstracts: Due to the considerable social and cultural transformations and mainly because of the advent of the new technologies that have been applied to information and communication, the traditional models of libraries have been suffered a breaking in its paradigm that was established throughout the years. This event has forced such libraries to gradually adjust their models to this new reality so as to accomplish with the new demands of the society providing different forms of interaction among people by facilitating their access to the range of available information. This fact brought valuable contributions since it had overcome both physical and geographic barriers that were an impediment factor to the accomplishment of research, and has promoted the individualization of learning due to the easy access to information. The importance of the digital libraries for distance courses taught against the new reality of the technologies of information and communication is the subject of study of this present article that also shows the transition of the traditional library for digital one and the different types of libraries. It also analyzes the vision of some authors regarding digital library as a subject that is still in phase of construction and development presenting definitions and concepts that tell us its origin and evolution. It presents its contribution for the distance courses and finishes with the questions involving the subject on copyrights.

Acessar Indicadores



Primeiro Anterior    1

2

3 4 5 6    Próximo Último