Vestibular Acessível

Laboratório de Acessibilidade

Resultados da pesquisa

A cabra vadia : novas confissões

Capa: A cabra vadia : novas confissões

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

"A Cabra Vadia" traz de volta a seleção feita por Nelson Rodrigues em 1970 das crônicas publicas em O Globo entre 1967 e 1969. Vemos nesses 84 textos uma sinceridade inabalável, que estremece nossas certezas e que fez do autor um incômodo para a intelectualidade de uma época marcada pela radicalização de posições políticas. Voz dissonante na imprensa desabituada à complexidade, Nelson não tinha medo de expor suas radicais e polêmicas opiniões. Atacava personagens nos quais via a hipocrisia da época - o "padre de passeata", a "grã-fina de nariz de cadáver" que faz "pose de socialista" - e não perdoava nem os amigos.

Acessar Indicadores

A falência

Capa: A falência

Vestibulares: 2023, 2022, 2021, 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

"A Falência", escrito por Júlia Lopes de Almeida, é considerado pela crítica um dos melhores romances da autora. Conta a história de uma mulher e suas duas filhas que têm que lutar para sobreviver após a morte do marido, que se suicidou após ir à falência. Um romance interessante e envolvente.

Acessar Indicadores

A hora e a vez de Augusto Matraga

Capa: A hora e a vez de Augusto Matraga

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

O Conto que encerra o livro Sagarana, A hora e vez de Augusto Matraga traz a história de um homem sertanejo acostumado a se impor pela força em seu cotidiano. Nhô Augusto é a perfeita síntese do mandonismo local que se fez presente em tantas cidades brasileiras durante o século XX. Manejando de forma magistral o dilema universal entre o bem e o mal, João Guimarães Rosa construiu um enredo surpreendente, que leva os leitores a refletir acerca de seus instintos. A narrativa ocupa até hoje lugar de destaque na prosa moderna brasileira, graças aos cenários e às situações brilhantemente construídas por Guimarães Rosa, responsável por uma obra considerada por muitos como a mais impactante da literatura brasileira.

Acessar Indicadores

Alice no país das maravilhas

Capa: Alice no país das maravilhas

Vestibulares: 2026, 2025, 2024

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

"Alice no País das Maravilhas" narra a jornada de Alice, uma jovem curiosa que segue um coelho branco falante até sua toca e, ao cair dentro dela, se vê em um mundo totalmente diferente, o País das Maravilhas. Nessa terra surreal, Alice encontra criaturas estranhas e singulares, como o Chapeleiro Maluco, o Coelho Branco, a Lagarta Azul, o Gato de Cheshire e a Rainha de Copas. A história é uma sequência de encontros e eventos absurdos, onde a lógica e o bom senso são frequentemente desafiados. Alice enfrenta uma série de desafios e situações peculiares enquanto tenta encontrar seu caminho de volta para casa. Ela muda de tamanho várias vezes, conversa com animais que falam e participa de um jogo de croquet com flamingos e ouriços. Ao longo de sua jornada, Alice questiona as regras e normas do mundo ao seu redor, desafiando a autoridade e explorando os limites da imaginação. O livro é uma viagem emocionante pelo mundo dos sonhos e da fantasia, onde a criatividade e a liberdade reinam supremas, convidando os leitores a se perderem junto com Alice nas maravilhas e absurdos desse universo único.

Acessar Indicadores

A teus pés

Capa: A teus pés

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A obra revela o olhar de uma escritora que se colocou na vanguarda de seu tempo e marcou definitivamente a moderna poesia brasileira. Textos curtos, poemas fragmentados, cartas, páginas de diário criam um jogo com o qual a poeta brinca e celebra a vida. Ana Cristina Cesar quebra regras, ousa além da frase, mistura sombra e luz, não hesita em se apropriar da fragmentação do mundo para, em seguida, recriar a seu modo imagens que sensibilizam o leitor.

Acessar Indicadores

A vida não é útil

Capa: A vida não é útil

Vestibulares: 2025

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A Vida Não É Útil é um livro de Ailton Krenak, publicado pela Companhia das Letras. Trata-se de um conjunto de cinco textos elaborados pelo autor: Não se come dinheiro, Sonhos para adiar o fim do mundo, A máquina de fazer coisas, O amanhã não está à venda e A vida não é útil. A reunião desses escritos gerou o livro, lançado no ano de 2020. Na obra, o escritor questiona a lógica capitalista, urbana e industrial, além de criticar o padrão de consumo do corpo social, a perda da biodiversidade, a depredação ambiental e a poluição.

Acessar Indicadores

Bons dias

Capa: Bons dias

Vestibulares: 2023, 2022

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

Hão de reconhecer que sou bem-criado. Podia entrar aqui, chapéu à banda, e ir logo dizendo o que me parecesse; depois ia-me embora, para voltar na outra semana. Mas, não senhor; chego à porta, e o meu primeiro cuidado é dar-lhe os bons dias. Agora, se o leitor não me disser a mesma cousa, em resposta, é porque é um grande malcriado, um grosseirão de borla e capelo; ficando, todavia, entendido que há leitor e leitor, e que eu, explicando-me com tão nobre franqueza, não me refiro ao leitor, que está agora com este papel na mão, mas ao seu vizinho.

Acessar Indicadores

Caminhos cruzados

Capa: Caminhos cruzados

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

Em "Caminhos Cruzados" dramas, angústias e devaneios de vários personagens se entrecruzam na Porto Alegre da década de 30. A sonhadora Chinita emula estrelas de cinema em seu palacete prestes a ser inaugurado. Leitão Leiria não hesita em despedir funcionários para dar lugar a protegidos. Desempregado, João Benévolo imagina que é um dos três mosqueteiros. Fernanda e Noel descobrem a força e a precariedade de amar num mundo hostil. O resultado, explica Erico, é "uma espécie de mural pintado com pistola automática". Ali se retratam a hipocrisia que permeia as relações sociais, o descalabro travestido de caridade, o abismo entre as classes, e a solidão e a angústia que perpassam o destino humano.

Acessar Indicadores


Carta de achamento do Brasil

Capa: Carta de achamento do Brasil

Vestibulares: 2024, 2023, 2022

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. É o primeiro documento escrito da história do Brasil.

Acessar Indicadores

Primeiro

 

Anterior

    

1

2 3    Próximo Último