Uma nova vida para um grupo de 5 irmãos

1 - Letícia Rodrigues de Camargo 2 - Paula Alencar dos Santos Furlan

Em função de decisão judicial, em 14 e 15 de novembro de 2018 aconteceu, por meio do Conselho Tutelar, o acolhimento institucional de um grupo de 5 irmãos (2 meninos de 10 e 09 anos e 3 meninas de 7, 4 e 3 anos). As meninas foram acolhidas no dia 14 e os meninos fugiram no momento do acolhimento (visto que tinham hábito de andar pelas ruas), sendo entregues no serviço de acolhimento pelo genitor, no dia seguinte. Anterior ao acolhimento, a família, desconfiada de que seus filhos seriam acolhidos, havia se mudado para um município vizinho, porém os trâmites burocráticos necessários foram resolvidos e o Conselho Tutelar de ambos os municípios se uniram para realizar o acolhimento nesse outro município. Os genitores eram usuários abusivos de álcool e outras drogas e, devido a isso, não ofereciam os cuidados necessários que uma criança demanda. Faziam também uso de entorpecentes na presença das crianças. O genitor da criança mais velha era falecido, não tendo chegado a conhecer o mesmo. O uso de substâncias químicas foi confirmado pelos genitores em atendimento psicossocial e também foi possível perceber as negligências que afetaram o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, os irmãos vinham de uma vivência em meio ao tráfico de drogas e à violência doméstica. Praticavam pequenos furtos na creche/escola do bairro, para poderem se alimentar. Não recebiam higiene e alimentação adequadas, além de permanecerem muito tempo na rua.

Usabilidade do portal “Biblioteca on-line” do serviço de informação e documentação (SID) do Instituto Nacional de Pesquisas (INPE): exercício de avaliação

Silvia de Castro Marcelino

RESUMO: A usabilidade é um dos requisitos para avaliação da qualidade de um sistema. Nielsen e Tahir, (2002) sugerem uma avaliação de sites a partir de um checklist de 113 (cento e treze) diretrizes de usabilidade. Para efeito desse estudo, foram selecionadas 70 (setenta) destas diretrizes que são aplicáveis à sites de bibliotecas. A metodologia de avaliação foi aplicada ao Portal Biblioteca On-line do Serviço de Informação e Documentação (SID) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Concluiu-se que o Portal do SID pode ser considerado um site adequado. Ainda assim, há a necessidade de se fazer alguns ajustes nas áreas em que as diretrizes foram violadas, buscando o alcance de uma maior eficácia do Portal. Esta avaliação terá continuidade através de testes de usabilidade aplicados à usuários do portal. ABSTRACT: The usability is one of the requirements for evaluation of the quality of a system. Nielsen and Tahir (2002), suggest a sites’ evaluation based on a checklist of 113 (hundred and thirteen) usability guidelines. For this study, were selected 70 (seventy) of these guidelines that are applied to library sites. The methodology of evaluation was applied to the site “On-line Library” of Information and Documentation Service (SID) of National Institute of Space Research (INPE). It points out that the SID’s Portal can be considered an adequate Website. Even so, it is necessary to do some improvements in the areas where the guidelines were violated, searching to reach a higher efficacy of SID’s Portal. This evaluation will have continuity by tests of usability applied to the portal users.

Primeiro Anterior    55 56 57 58

60    Próximo Último