Livros Digitais

Livros Digitais

Resultados da pesquisa

Aprender a nadar com a extensão universitária

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

O livro reúne a experiência de docentes e alunos do Curso de Educação Física da Unicamp no desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao Projeto de Extensão “Aprender a Nadar” dirigido à comunidade universitária, em especial crianças, jovens e idosos interessados na aprendizagem e aprimoramento em natação. Aborda diferentes visões da modalidade natação, aspectos físicos e os benefícios do esporte. Descreve as origens da natação, bases pedagógicas e níveis de aprendizado com as respectivas orientações e cuidados a serem atribuídos no trato com demandas diferenciadas dos usuários.

Acessar Indicadores

Aquífero Gigante do Mercosul no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai : mapas hidrogeológicos das formações Botucatu, Pirambóia, Rosário do Sul, Buena Vista, Misiones e Tacuarembó = Aquifero Gigante del Mercosur (Brasil, Argentina, Uruguay y Paraguay) : mapas hidrogeológicos de las formaciones Botucatú, Pirambóia, Rosario do Sul, Buena Vista, Misiones y Tacuarembó = Giant Mercosul Aquifer of Brazil, Argentina, Uruguay, and Paraguay : hydrogeologic maps of Botucatu, Pirambóia, Rosário do Sul, Buena Vista, Misiones, and Tacuarembó formations

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

ARAUJO, L. M.; FRANÇA, A. B.; POTTER, P. E. Aquífero Gigante do Mercosul no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai: mapas hidrogeológicos das formações Botucatu, Pirambóia, Rosário do Sul, Buena Vista, Misiones e Tacuarembó = Aquifero Gigante del Mercosur (Brasil, Argentina, Uruguay y Paraguay) : mapas hidrogeológicos de las formaciones Botucatú, Pirambóia, Rosario do Sul, Buena Vista, Misiones y Tacuarembó = Giant Mercosul Aquifer of Brazil, Argentina, Uruguay, and Paraguay : hydrogeologic maps of Botucatu, Pirambóia, Rosário do Sul, Buena Vista, Misiones, and Tacuarembó formations. Curitiba, PR: UFPR: PETROBRAS, 1995. 16 p. + mapas.

Acessar Indicadores

Arte Bra Eleonora Fabião

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

Apresentamos aqui o diário de bordo da aventura que tem sido o encontro com Eleonora Fabião e o movimento em que ela nos colocou. O nome que escolhemos para a nossa editora — Automatica — significa o que tem força para funcionar, mesmo sem a participação da vontade. Nesse momento tão difícil para a sociedade brasileira, Eleonora é uma potência motriz, fonte de energia vital e criativa, uma agente do movimento — o que tem força para funcionar. O trabalho de Eleonora deriva das práticas de performar, escrever e ensinar. Suas ações, seus textos e sua presença na universidade criam um poderoso diálogo. Os programas performativos que propõe mantêm unidas teoria e prática, articulando matérias humanas e não humanas em ação numa dramaturgia.

Acessar Indicadores

Arte Bra Tatiana Altberg

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

Conhecemos Tatiana e seu trabalho com fotografia pinhole há dez anos, quando iniciamos nossa parceria com o Observatório de Favelas no Galpão Bela Maré. Nesse período, pudemos acompanhar de perto algumas de suas realizações, como a estreia do filme CAIO, a Residência Artística Setor Público (RASP), A Maré de casa, entre outros. Gostaríamos de agradecer a Tatiana pela confiança e parceria na condução da publicação. E agradecer a colaboração das muitas pessoas que se somaram ao projeto e o fizeram acontecer.

Acessar Indicadores



Aspectos conceituais e operacionais do planejamento em saúde com ênfase no SUS

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

O presente texto originou-se a partir da necessidade em explicitar os diferentes métodos de planejamento utilizados na área da saúde, considerando as demandas originadas com a implantação do SUS e, também aquelas, para a realização de processos de planejamento e planos de saúde, em âmbito municipal e estadual e, mais recentemente no nível regional, outra motivação relaciona-se a explicitação dos diferentes métodos, fases e instrumentos utilizados pelo planejamento de modo a facilitar a sua compreensão e utilização na elaboração, implantação e acompanhamento dos planos elaborados, neste aspecto, busca-se evitar o planejamento apenas como um exercício administrativo, sem continuidade e sem reflexos na organização das instituições, das equipes e das questões de saúde. Pretende-se ainda acentuar o seu caráter estratégico na implantação de projetos e planos, que efetivamente almejam implantar as diretrizes do SUS, num quadro de democratização e participação na sua construção. Assim a apresentação dos métodos de planejamento em saúde é realizada levando em conta o contexto histórico de seu surgimento e as forças políticas e sociais hegemônicas em cada momento, considerando que o planejamento em saúde, mais do que um conjunto de técnicas e instrumentos, é resultante de uma construção social com determinados objetivos e finalidades e, com vários grupos de interesses em ação.

Acessar Indicadores



As transferências voluntárias no modelo constitucional brasileiro

Disponível em: Livros Digitais

Descrição

O presente trabalho objetiva o aprofundamento do estudo das transferências voluntárias sob a ótica eminentemente jurídica. Buscar-se-á demonstrar sua correlação direta com o federalismo cooperativo, na medida em que as transferências intergovernamentais visam à redução das desigualdades regionais, especialmente as de caráter social e econômico, e ao fomento ao desenvolvimento nacional, em consonância com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, veiculados pelo artigo 3° da Constituição Federal. Essas transferências se operam basicamente de duas maneiras: obrigatoriamente, modalidade responsável pelo repasse da maioria dos recursos, e voluntariamente, relevante para grande parte dos Municípios brasileiros por ser a única possibilidade de realização de novos investimentos, haja vista o comprometimento das demais receitas, inclusive as derivadas de transferências obrigatórias, com as despesas de custeio. Outro fator que destaca a importância das transferências voluntárias reside em sua flexibilidade, na medida em que o administrador não está jungido a regras impositivas para sua realização. Contudo, nesse contexto, importante alteração na sistemática das transferências foi introduzida com a implantação da execução obrigatória das emendas parlamentares, principal fonte das transferências voluntárias. Dessa maneira, o trabalho é direcionado aos estudiosos e profissionais que lidam com o Direito Financeiro e tem como objetivo principal a apresentação de um quadro panorâmico do funcionamento e da importância das transferências voluntárias no contexto do federalismo cooperativo.

Acessar Indicadores

Primeiro Anterior    1 2

3

4 5 6 7    Próximo Último