Início » Coleções » Livros Digitais
Livros Digitais

Livros Digitais

Resultados da pesquisa


Estratégias de promoção da saúde do escolar: atividade física e alimentação saudável

Estela Marina Alves Boccaletto, Roberto Teixeira Mendes, Roberto Vilarta (organizadores) UNICAMP: Faculdade de Educação FÍsica - Grupo de Estudo e Pesquisa da Atividade Física e Qualidade de Vida

Descrição

A presente publicação materializa as reflexões acerca das temáticas discutidas pelos pesquisadores com a comunidade do município de Artur Nogueira/SP, em especial, aquelas relacionadas com a saúde do escolar, estado nutricional e qualidade de vida, educação para a alimentação saudável na escola, recreios ativos e o resgate das brincadeiras infantis, jogos cooperativos na escola, fenômenos psicossociais do crescimento urbano observado em Artur Nogueira, projetos voltados para a qualidade de vida na escola, paisagismo sustentável e preservação ambiental, inclusão digital e o seu papel para a educação continuada.

Acessar Indicadores

Estudio y exploración geológica de la región Barreal-Calingasta, provincia de San Juan, República Argentina

Bernabé J. Quartino, Raúl A. Zardini y Arturo J. Amos ; colaboradores, Andrés A. Zuzek ...[et al.]

Descrição

ZUZEK , Andres A. (colab.). Estudio y exploración geológica de la región Barreal-Calingasta, provincia de San Juan, República Argentina. Buenos Aires: Asociación Geológica Argentina, 1971. 184 p., il., mapas + 1 mapa (folha solta dobrada). (Monografia, no. 1).

Acessar Indicadores




Falando da sociedade : ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social

Howard S. Becker ; tradução: Maria Luiza X. de A. Borges ; Karina Kuschnir

Descrição

"Jamais pensei que as ciências sociais tivessem o monopólio do conhecimento sobre o que se passa na sociedade". Howard Becker. Com sua habitual originalidade, o sociólogo americano Howard S. Becker lança um desafio para os cientistas sociais: admitir que eles não detêm o monopólio de representação da sociedade, reconhecendo que outros gêneros também produzem conhecimento indispensável sobre o social. Consagrado por seu olhar inovador sobre a transgressão, Becker oferece a qualquer leitor interessado no estudo da cultura uma série de ensaios brilhantes a respeito de artistas, escritores, gêneros literários e formas de representação. Na primeira parte, o autor trata das ideias que permitem construir um relato sobre a sociedade e analisa diferentes exemplos, como estatísticas, gráficos, fotos, filmes e obras de arte conceitual. Na segunda parte, demonstra como áreas não convencionais de representação se desempenham bem no papel de relatar o social, analisando com muita criatividade peças de teatro, documentários, ensaios e romances

Acessar Indicadores


Fantasia : para piano e orquestra

Dinorá de Carvalho ; Organização e apresentação: Tadeu Moraes Taffarello ; Prefácio: Sylvia Maltese.

Descrição

A Fantasia para piano e orquestra, também conhecida como Fantasia Brasileira ou Fantasia-Concerto, foi composta por Dinorá de Carvalho em 1934 e dedicada a Mario de Andrade. A estreia da peça ocorreu em 1953, em uma versão para piano e banda. A versão original para piano e orquestra foi estreada em 2023. As fontes manuscritas utilizadas na presente edição crítica da obra localizam-se nos acervos do Centro cultural São Paulo (CCSP), na Coleção Mario de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e na Coleção Dinorá de Carvalho da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O título da peça e a sua data de criação são conflitantes entre as informações encontradas no catálogo de obras da compositora (Ferreira,1977), nos periódicos da época de sua estreia em 1953 e nos documentos pesquisados, sendo que foi adotado o ano de 1934 como o de criação e o título original empregado pela autora, conforme consta nos manuscritos encontrados. A publicação traz, além da partitura orquestral e das partes instrumentais da obra, um capítulo de apresentação escrito pelo pesquisador Tadeu Moraes Taffarello e um prefácio de autoria de Sylvia Maltese.

Acessar Indicadores