Vestibular Acessível

Laboratório de Acessibilidade

Resultados da pesquisa

Carta de achamento do Brasil

Capa: Carta de achamento do Brasil

Vestibulares: 2024, 2023, 2022

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. É o primeiro documento escrito da história do Brasil.

Acessar Indicadores

Casa velha

Capa: Casa velha

Vestibulares: 2026, 2025, 2024

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A história se passa no Rio de Janeiro em um período próximo a 1839. Narrada em primeira pessoa, a novela de Machado de Assis parte da perspectiva de um padre que se propõe a escrever sobre o Primeiro Reinado, de D. Pedro I. O narrador- personagem inicia sua preparação fazendo pesquisas, recolhendo os materiais necessários e, assim, descobre uma casa onde poderia consultar periódicos e manuscritos que seriam valiosos para seu trabalho. A questão é que essa casa, a Casa Velha, pertencia a um ex-ministro, e agora era habitada por sua viúva esposa, D. Antônia, seu filho Félix e agregados. Com seu jeito manipulador e carismático, o padre se aproxima dos moradores do local, conquista a confiança da viúva e se envolve nas tensões familiares da casa, evidenciando certas contradições da formação da sociedade brasileira.

Acessar Indicadores

História do Cerco de Lisboa

Capa: História do Cerco de Lisboa

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

A história da tomada de Lisboa aos mouros no ano de 1147 e a crônica de um inesperado encontro amoroso na Lisboa de hoje - duas narrativas, tecidas e entretecidas de maneira brilhante, que fazem deste livro uma densa e fascinante meditação sobre a natureza e as relações entre a ficção e a história, o vivido e o narrado. Um dos mestres da literatura portuguesa contemporânea - Prêmio Nobel de Literatura - Saramago explora neste livro as possibilidades do romance enquanto meio de recriar o passado e o presente.

Acessar Indicadores

Morangos mofados

Capa: Morangos mofados

Vestibulares: 2026, 2025

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

"Morangos mofados", a obra mais emblemática de Caio Fernando Abreu, foi publicada em 1982, quando o autor tinha trinta e quatro anos. Neste livro, Abreu transborda angústia, desassossego e confessionalismo, características que o consagraram como uma das vozes mais combativas e radicais de sua geração. Os dezoito contos apresentam uma prosa visceral, potencializada pela hesitação coletiva de um país que buscava a redemocratização diante da falência iminente do regime militar. Abreu traduz as inconstâncias humanas mais profundas, arrebatando leitores de todas as gerações. Para José Castello, que assina o posfácio desta edição, "Morangos Mofados", embora seja uma coletânea de narrativas curtas, mantém uma unidade firme em torno da coragem de se desnudar, da fidelidade aos sentimentos mais íntimos e até mesmo os mais terríveis, e da dificuldade de simplesmente ser.

Acessar Indicadores

Niketche: uma história de poligamia

Capa: Niketche: uma história de poligamia

Vestibulares: 2024, 2023, 2022

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

"Niketche: Uma História de Poligamia", de Paulina Chiziane, é um romance que narra a história de Rami, uma mulher moçambicana que descobre que seu marido, Tony, tem outras quatro esposas. Em vez de se entregar ao ressentimento, Rami decide unir-se a elas, transformando a rivalidade em solidariedade feminina. Juntas, as mulheres compartilham suas experiências, desafiam o patriarcado e buscam empoderamento e liberdade, tudo isso contra o pano de fundo das ricas tradições culturais moçambicanas. A obra é uma importante contribuição à literatura africana, abordando criticamente a poligamia e celebrando a força das mulheres.

Acessar Indicadores

Niketche. Uma História de Poligamia

Capa: Niketche. Uma História de Poligamia

Vestibulares: 2023, 2022

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

Niketche é um romance publicado em 2002 de autoria da escritora moçambicana. Ganhou o primeiro Prémio José Craveirinha de Literatura instituído pelo AEMO em 2003 juntamente com Mia Couto. O título do livro refere-se a uma dança tradicional praticada no norte de Moçambique

Acessar Indicadores

O Ateneu

Capa: O Ateneu

Vestibulares: 2024, 2023, 2022, 2021

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

Sérgio é o protagonista da história. A obra narra a trajetória dele (cerca de 2 anos) desde quando foi matriculado no colégio interno chamado Ateneu, com 11 anos. A história, que se passa no século XIX no Brasil, tem como espaço o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro do Rio Comprido. O romance tem início com a visita de Sérgio ao colégio. Nas palavras de seu pai: Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.

Acessar Indicadores

O Ateneu

Capa: O Ateneu

Vestibulares: 2023, 2022, 2021

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

Sérgio é o protagonista da história. A obra narra a trajetória dele (cerca de 2 anos) desde quando foi matriculado no colégio interno chamado Ateneu, com 11 anos. A história, que se passa no século XIX no Brasil, tem como espaço o Rio de Janeiro, mais precisamente o bairro do Rio Comprido. O romance tem início com a visita de Sérgio ao colégio. Nas palavras de seu pai: “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.”

Acessar Indicadores

O Bem Amado

Capa: O Bem Amado

Vestibulares: 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

O autor, responsável por retumbantes êxitos teatrais e cuja obra tem por denominador comum a contestação política e social, fornece ao leitor um irresistível retrato dos costumes da vida de um lugarejo do interior baiano, ordeiro e pacífico, para inauguração de um cemitério – plataforma política de seu ambicioso prefeito, Odorico Paraguaçu. O problema: ele precisava providenciar um morto. Odorico, o Bem-Amado, é a encarnação, em escala provinciana, de personagens bem mais sinistros da vida política latino-americana, ditadores, caudilhos, demagogos de todos os tipos, e cujo perfil ora cômico, ora patético, a rica imaginação do autor delineia de forma precisa e contundente. Naturalmente, o protagonista é também um ser humano em crise. O vácuo entre suas pretensões de grandeza, que comicamente se revelam na empolada linguagem, e a triste realidade de uma região, para ele frustrantemente subdesenvolvida, acentuam as contradições de sua existência e da própria política que ele representa e personifica.

Acessar Indicadores

O Espelho

Capa: O Espelho

Vestibulares: 2021, 2020

Disponível em: Vestibular Acessível

Descrição

O conto se inicia com uma breve descrição sobre uma reunião entre cinco senhores que discutiam questões de metafísica. Um deles, chamado Jacobina, homem provinciano, capitalista, inteligente, dificilmente abria mais que duas ou três palavras. Entretanto, em certo ponto, quando solicitada a opinião do casmurro, o mesmo resolve desenvolver sobre sua teoria e conta uma história de sua vida. Ele conta que aos 25 anos foi nomeado Alferes da Guarda Nacional e por esse fato a sua família passou a elogia-lo e a se orgulhar dele. Sua Tia Marcolina decide chama-lo para o sítio onde ela morava e por conta do seu status, ela lhe oferece um grande espelho. Neste conto Machado de Assis revela que a “alma exterior” do ser humano, é constituída pela imagem que os outros fazem, e ela é bem mais valorizada que a “alma interior”, que é de fato o que homem é.

Acessar Indicadores

Primeiro Anterior    1

2

3 4    Próximo Último