Início » Coleções » Livros Digitais
Livros Digitais

Livros Digitais

Resultados da pesquisa

Polka Filuta para banda

1 - Sant’Anna Gomes 2 - Alexandre José Abreu, Tadeu Moraes Taffarello ; organização e apresentação

Descrição

José de Pedro de Sant’Anna Gomes foi, ao lado de seu irmão Carlos Gomes, figura central na vida musical de onde atualmente fica a cidade de Campinas. Seu papel foi de capital importância para a atividade das inúmeras bandas que atuaram em Campinas no final do século XIX e início do XX, muitas regidas por ele. Muitas das obras de Sant’Anna Gomes originais para banda foram perdidas e as remanescentes se tratam quase sempre de manuscritos, uma vez que poucas das obras do compositor foram publicadas. No acervo do Museu Carlos Gomes, em Campinas-SP, constam, entretanto, quatro manuscritos autógrafos, a saber: a Valsa Club Campineiro, a Quadrilha Club Semanal, e as polkas Filuta e Sem Fim. O manuscrito original da Polka Filuta consta de uma partitura de orquestra de treze páginas e foi dedicada a Joaquim D. da Silva. A presente publicação apresenta uma edição Urtext criada a partir deste manuscrito, com proposta de modernização da instrumentação original. Constam na publicação também as partes cavadas e o aparato crítico.

Acessar Indicadores


Por que a creche é uma luta das mulheres? Inquietações feministas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade!

Ana Lúcia Goulart de Faria, Maria Amélia de Almeida Teles, Flávio Santiago (organizadores)

Descrição

O livro é resultado dos debates promovidos durante a disciplina optativa “Direito à Infância e à Educação: Educação Infantil em creches, uma história das mulheres” do curso de licenciatura em Pedagogia, realizada no âmbito do programa Professora Especialista Visitante promovido pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Ao longo dos capítulos a creche é colocada em foco como um espaço para as crianças viverem experiências coletivas pautadas em relações horizontais que visem à promoção da equidade, ao mesmo tempo em que é realçada a luta do movimento feminista pela sua construção, colocando em cheque a divisão sexual do trabalho e a maternidade compulsória, bem como destacamos a importância de se analisar as relações sociais a partir da intersecção entre raça, classe, gênero e idade. Elementos estes que prescrevem a necessidade de se pensar a creche não como um dado, mas como um espaço de direito e, que deve ser construído coletivamente com pedagogias antiracistas, anti-sexistas, descolonizadoras, emancipatória, anti-adultocentricas.

Acessar Indicadores





Prevenção de contágios nos atendimentos odontológicos : novos paradigmas e protocolos de procedimentos

Maria Auxiliadora Montenegro Nesi

Descrição

'Prevenção de Contágios nos Atendimentos Odontológicos - Novos Paradigmas e Protocolos de Procedimentos' tem por finalidade prover o Cirurgião-Dentista e sua equipe de uma metodologia direcionada para a biossegurança no atendimento odontológico. A obra objetiva, também, propor um padrão de protocolos de procedimentos de cuidados básicos com os contatos manuais, métodos de limpeza, desinfecção de áreas e artigos, bem como a esterilização do instrumental, manipulação de resíduos, além de rotinas eficazes de precauções universais com a implementação de barreiras de proteção individual e coletiva, assegurando a isenção de riscos nos atendimentos das diversas especialidades em Odontologia

Acessar Indicadores