Início » Coleções » Livros Digitais
Livros Digitais

Livros Digitais

Resultados da pesquisa

Relatório final de avaliação institucional UNICAMP 2014-2018

Universidade Estadual de Campinas. Coordenadoria Geral da Universidade Teresa Dib Zambon Atvars, Ana Maria Carneiro: (coordenação geral)

Descrição

O relatório abrange o período de 2014 a 2018, um momento de celebrações (50 anos de fundação e 30 de autonomia) e de grandes desafios financeiros para a Unicamp. O documento visa prestar contas à sociedade que financia a Universidade, detalhando o desenvolvimento de suas atividades, resultados e impactos em cumprimento de sua missão. O relatório demonstra a liderança da Unicamp em produção científica e tecnológica, o crescimento do corpo discente, a ampliação de ações afirmativas para maior diversidade (etnia e origem escolar), e seu papel fundamental na assistência à saúde da macrorregião. Também aborda a gestão em um contexto de déficit orçamentário. A Avaliação Institucional 2014-2018, realizada por comissões internas e externas de alto nível, é um processo de diagnóstico e prestação de contas de fundamental importância. Seus resultados serão a base para a revisão e formulação do próximo Planejamento Estratégico Institucional, o Planes 2021-2025. (Fonte: Gemini IA)

Acessar Indicadores






Resumo dos cursos do Collège de France (1970- 1982)

Michel Foucault ; tradução: Andréa Daher ; consultoria: Roberto Machado

Descrição

Quase doze anos do trabalho de Foucault na cátedra de história dos sistemas de pensamento do Collège de France, de 1970 a 1982, estão registrados nesse livro, que reúne os resumos dos cursos redigidos pelo próprio filósofo. Com essa publicação o leitor tem a possibilidade de apreender a trajetória de sua produção ao longo dos anos 1970 e 80

Acessar Indicadores


Rituais ontem e hoje

Mariza G. S. Peirano

Descrição

O que a marcha do MST, peregrinações religiosas, o carnaval e trocas cerimoniais como o kula da Melanésia têm em comum. O conceito antropológico de ritual une essas e várias outras manifestações culturais. Esse volume analisa o desenvolvimento dessa ideia, derrubando preconceitos e mostrando como ela pode ser reapropriada inclusive para o exame de eventos do cotidiano

Acessar Indicadores

Royalties do petróleo e orçamento público : uma nova teoria

Andressa Guimarães Torquato Fernandes

Descrição

A obra Royalties do petróleo e orçamento público: uma nova teoria é fruto de um intenso trabalho de pesquisa realizado pela autora, Andressa Torquato, no Brasil e no exterior, durante cinco anos. Nela, a autora buscou rever a natureza jurídica atribuída aos royalties do petróleo no Brasil, atualmente classificados como um preço público devido pelas companhias petrolíferas à União, em contraprestação a um direito de exploração de bem público, do qual este ente político detém a propriedade. Defende tratar-se, na verdade, de um pagamento realizado em contraprestação à alienação de um bem público (o petróleo) ao particular, o que traz consequências profundas à forma como tais receitas serão classificadas na Lei Orçamentária Anual dos três entes federativos, bem como ao grau de restrição a sua aplicação. Aceita essa posição, os royalties passarão a ser classificados nas Leis Orçamentárias como receitas de capital, fruto da alienação de um bem público, e não mais como uma receita corrente patrimonial decorrente da exploração de um bem público. Assim, uma vez classificados como receitas de capital, somente poderão ser aplicados em despesas de capital, ou seja, basicamente em investimentos e inversões financeiras, de acordo com o artigo 44 da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficando vedada a possibilidade, tal qual tem sido feito, de serem utilizados no custeio da máquina pública, aplicação contrária a uma lógica de uso sustentável dessas receitas. A alteração de paradigma tem implicações também no plano internacional, notadamente nos manuais de estatística para a classificação da receita pública produzidos pelas Nações Unidas e Fundo Monetário Internacional.

Acessar Indicadores