Mapeamento Usina da Dança 2017 A 2019 - Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça: avaliação do impacto no desenvolvimento integral (relatório final)

Capa:Mapeamento Usina da Dança 2017 A 2019 - Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça: avaliação do impacto no desenvolvimento integral (relatório final)

Autor(es): Gatti, Daniela Floriano, Mariana


Resumo: A pesquisa “Mapeamento Usina da Dança: avaliação do impacto no desenvolvimento integral”, realizada pelo Núcleo de Dança Redes do Instituto de Artes da UNICAMP, em parceria ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, propôs analisar e diagnosticar os possíveis impactos educacionais e socioemocionais no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes participantes, entre 2017 e 2019, do Programa Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeira de Mendonça. A pesquisa se baseou no recolhimento de informações da participação no programa, das condições socioeconômicas e no desempenho escolar de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e 11 meses recém matriculados no programa entre os anos de 2017 e 2019 (nomeado como Grupo 1). Recolheu-se também a opinião dos responsáveis legais (nomeado como Grupo 2), assim como dos diretores e educadores escolares (nomeado como Grupo 3), sobre como eles observaram o impacto no desenvolvimento integral por meio da utilização de questionários. A análise dos resultados foi realizada por meio de estudos estatísticos e da análise de conteúdo. O resultado da pesquisa apresenta que os participantes do Programa Usina da Dança têm sido beneficiados por atividades que auxiliam em aspectos do desenvolvimento integral do indivíduo, dentre eles uma maior autonomia, sensibilidade, expressividade, criatividade, interação interpessoal, noção de cidadania e pertencimento comunitário. Observou-se, nos comentários dos responsáveis, professores e diretores, que a realização de práticas artísticas tem impacto positivo no desempenho escolar, desenvolvendo várias habilidades intelectuais, motoras e socioemocionais, assim como o favorecimento da saúde e bem-estar dos participantes. Os comentários reforçam a importância do Programa Usina da Dança no desenvolvimento dos participantes, com destaque para a infraestrutura, equipe e atividades propostas, assim como o trabalho de assistência social na região. Por fim, sugere-se que o mapeamento e a coleta de informações e comentários sobre o desenvolvimento dos participantes deve ser constante, regular e parametrizada entre as unidades do programa, e que haja uma articulação entre as atividades do programa e o currículo escolar dos municípios e das instituições atendidas, de modo a potencializar as habilidades e competências, e assim, o desempenho escolar.


Palavras-Chave: Programa Usina da Dança; Dança; Criança e adolescente


Descrição Física: 107 p. (PDF)


Imprenta: Campinas, SP, editora: UNICAMP/NEPP/ Núcleo de Dança REDES, 2022.