Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Não empurrem! não tenho pressa de crescer : uma analise sobre o ensino fundamental de nove anos
Autor(es): Fernanda Pinhjelli Franzoi
Palavras-chave [PT]:

Educação infantil , Infância , Formação de professores , Letramento
Área de concentração: Coordenação de Pedagogia
Titulação: Bacharel em Pedagogia
Banca:
Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria
Profa. Dra. Elisandra Girardelli Godoi
Resumo:
Resumo: Essa pesquisa buscou entender a saída das crianças de 6 anos da Educação Infantil e o ingresso delas no Ensino Fundamental de nove anos, discutindo a formação das professoras sem antagonizar lúdico e letramento. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, coleta de dados nos HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico e Coletivo) das professoras, pesquisa de campo em uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental e entrevistas com professoras da rede municipal de uma cidade da região metropolitana de Campinas. O foco da pesquisa esteve voltado em verificar que tipo de formação as professoras que estavam trabalhando pela primeira vez com crianças de seis anos recebiam. Seria uma formação em defesa do lúdico ou do letramento? A arte e a infância estavam presentes nessa formação? Ficou claro que existe a preocupação da secretaria de Educação desse município em pensar alternativas para a inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental, como foi o caso de organizar os HTPCs no centro de formação. No entanto, durante os HTPCs não se privilegiou apenas o lúdico e o letramento, houve também uma valiosa preocupação com a alfabetização. Os elementos arte e infância aparecem discretamente, às vezes como didatização das atividades propostas. Através da coleta de dados e da bibliografia pesquisada, pude levantar a hipótese de que existem momentos em que as professoras reconheciam que as crianças precisavam ter espaço para a produção das culturas infantis, paralelo a preocupação em organizar ambientes que proporcionavam não só o letramento, mas também a alfabetização.
Data de Defesa: 2007
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação da UNICAMP, para obtenção do título de Bacharel em Pedagogia, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Goulart de Faria.
Código: vtls000425673
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data the Publicação: 2007
Local de Publicação: Campinas, SP
Co-Autor:
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Nível: TCC

Dono: fe_nb
Criado: 17-08-2009 14:00
Visitas: 1364
Downloads: 1763

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Franzoi_FernandaPinhelli_TCC.pdfDocumento PDF2957 Kb(3028168 bytes)2 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download