Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Memorial de formação: desafios da própria (re)construção
Autor(es): Ana Maria Silva Barreto
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores
Titulação: Licenciatura em pedagogia
Resumo:
Agora, o curso na reta final, e eu me deparando com um memorial de formação. Em uma escola nova e em adaptação... Produzir um memorial é uma chance de olhar para trás e ver o caminho percorrido. As pedras, os buracos, as dificuldades, as dúvidas, os conflitos, as possíveis respostas... Um fluxo, o movimento, o ir e vir... Alguns fatores contribuíram para esse meu novo olhar. Acredito que, dentre tantos, o primeiro foi a minha receptividade. Na seqüência, a relação professor-aluno aqui na faculdade e lá na escola, a valorização da minha vivência e da experiência adquiridas. Todas as disciplinas contribuíram para a minha prática, entretanto, as mais significativas foram: História da Educação no Brasil, Avaliação, Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Educação Infantil. O estudo destas disciplinas fez aflorar em mim sentimentos pouco louváveis de revolta, impotência e alienação. (Fez-me sentir só). “(...) sei que sou um ser condicionado, mas consciente do inacabamento. Sei que posso ir mais além dele”. (Freire, 1.996). Dou um re-início ao meu memorial, visto que ele já foi alinhavado várias vezes, por não ter bem definido o foco, o eixo... Rememorar não é difícil. Difícil é harmonizar as memórias vividas em forma de memorial de formação de curso. A princípio falo do meu encontro com Freinet, do início do meu trabalho na Educação Infantil, das trocas, das vivências profissionais que foram significativas. No transcorrer deste memorial, vou relatando as minhas alegrias, as minhas reflexões e as minhas dúvidas, juntamente com os temas mais significativos para mim durante este curso de formação de professores em exercício -PROESF- da UNICAMP.
Data de Defesa: 2006
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 79626
Informações adicionais:
Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

Dono: fe_rp
Criado: 08-11-2017 10:15
Visitas: 207
Downloads: 88

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Barreto, Ana Maria Silva_TCC.pdfDocumento PDF96 Kb(98352 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download