Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Construção de uma gestão democrática participativa: entraves e avanços
Autor(es):

Roseli Rodrigues Barbosa Lima
Palavras-chave [PT]:
Memórias, Gestão democrática, Gestão educacional, Gestor escolar - Formação, Convívio escolar
Titulação: Especialização em Gestão Educacional
Resumo:
Este estudo visa realizar uma reflexão sobre meu percurso para tornar-me gestora educacional, fazendo uma análise sobre as influências recebidas, leituras realizadas, vivências prazerosas e angustiantes que nem sempre foram possíveis compartilhar. No primeiro capítulo, procurei um diálogo com meu próprio espelho no sentido de resgatar minha totalidade enquanto sujeito histórico e social, contraditório e complexo, bem como atuante numa gestão escolar. Em seguida revisitei em minha memória um pouco de minha infância e vivência escolar. Busquei realizar uma reflexão entre escola de ontem e escola de hoje traçando uma articulação entre a aluna do passado e gestora na atualidade. Assim, busquei refletir sobre o cotidiano escolar como algo que me intriga e me move, pois considero tão complexa e rica a vivência neste espaço. Riqueza no sentido de construção, seja de conhecimentos, de relações sociais, de formação de identidades, de cultura, de trocas, de buscas, de possibilidades, enfim, dessa diversidade humana, desse extrato social dinâmico, vivo e complexo que é esse cotidiano escolar. É nesse sentido que em seguida, já no segundo capítulo, destaco alguns entraves e avanços, nessa construção de Gestão Democrática Participativa. Refletindo sobre as contradições e interpretações inadequadas com relação à gestão democrática, as dificuldades nos relacionamentos interpessoais, as buscas por espaços, por poder. É nessa dinâmica que se encontra o foco, o âmago deste trabalho, nesses encontros e desencontros “nós” formados e desenroscados nessa possibilidade de participação coletiva no interior da escola. Finalizando, procurei apontar caminhos e possibilidades a partir dos conhecimentos construídos neste curso, articulando-os ao meu contexto pessoal e profissional. Apesar dos diversos olhares reprovativos encontrados no interior da escola, bem como tempo escasso para reflexão coletiva, acredito que nós gestores precisamos acreditar e dar espaço para garantir uma discussão coletiva no sentido da busca pela autonomia coletiva e individual.
Data de Defesa: 2009
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional, da
Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas, como exigência parcial para a obtenção do título de especialista.
Código: 79596
Informações adicionais:
Memorial de Formação (Especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

Dono: fe_rp
Criado: 30-10-2017 10:33
Visitas: 160
Downloads: 96

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Lima_RoseliRodriguesBarbosa_TCC.pdfDocumento PDF322 Kb(329465 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download