Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: O ensino de língua portuguesa nas séries iniciais: análise de uma prática pedagógica
Autor(es): Fernanda Caroline Teixeira
Palavras-chave [PT]:

Mediação, Prática pedagógica, Alfabetização, Letramento, Leitores - formação
Titulação: Licenciatura em pedagogia
Banca:
Sérgio Antônio da Silva Leite, Ezequiel Theodoro da Silva
Resumo:
Com base no desafio que se propõe para a educação em promover a democratização do saber contribuindo para a formação de sujeitos críticos, e nas concepções em que a leitura e a escrita são consideradas como práticas fundamentais para o pleno exercício da cidadania, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas da mediação pedagógica, nas aulas de Língua Portuguesa, de uma professora considerada positivamente diferenciada por seus colegas docentes. Assume-se a importância da mediação pedagógica, bem como da qualidade desta mediação, na forma como os alunos relacionam-se com os conteúdos e apropriam-se do conhecimento. Este estudo baseia-se nos postulados da abordagem histórico – cultural, assumindo que o conhecimento se dá através da ação, sempre mediada por agentes culturais, do sujeito sobre o objeto. Da mesma forma, baseia-se nas modernas propostas para o ensino de Língua Portuguesa, e nas concepções de autores como Leite e Soares, que concebem os conceitos de Alfabetização e Letramento como indissociáveis. Diante dos objetivos propostos, a presente investigação configura-se no panorama da pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta dos dados os procedimentos de observações das práticas em sala de aula e entrevistas áudio-gravadas. As verbalizações, depois de transcritas, foram agrupadas e geraram oito categorias de análise. Participaram da pesquisa uma professora e vinte alunos. Os dados sugerem que há práticas pedagógicas que, através de atividades diversas e motivadoras para a abordagem dos conteúdos, contribuem para a constituição do sujeito leitor e para a autonomia do educando.
Data de Defesa: 2011
Descrição:
Monografia realizada como exigência parcial para conclusão da graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, sob. orientação do Professor Doutor Sérgio Antônio da Silva Leite.
Código: 79571
Informações adicionais:
Orientador: Sérgio Antônio da Silva Leite.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

Dono: fe_rp
Criado: 17-10-2017 10:24
Visitas: 222
Downloads: 5090

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Teixeira_FernandaCaroline_TCC.pdfDocumento PDF636 Kb(651185 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download