Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Retratos da educação escolar indígena no interior da Amazônia: estudo de caso na localidade Marituba - Pa (Aldeia Munduruku)
Autor(es): Anselmo Alencar Colares
Palavras-chave [PT]:

Educação indígena, Identidade, Escola
Área de concentração: Filosofia, História e Educação
Titulação: Pós-Doutorado em Educação
Resumo:
O artigo trata de educação escolar indígena na Aldeia de Marituba (Município de Belterra, Pará), constituída por cerca de trinta famílias que reivindicam a demarcação de suas terras, após terem sido praticamente expulsas de onde moravam durante a criação da Floresta Nacional do Tapajós. Considerando que a Constituição Federal, a LDB e vários outros dispositivos legais garantem a educação diferenciada para os indígenas, buscou-se entender a concretização deste direito para um grupo que teve a reelaboração de sua identidade após décadas de quase total integração com a cultura não indígena. Na luta pela permanência em suas terras, os membros da comunidade tiveram outros aprendizados, entre os quais o de que poderiam ser reconhecidos como indígenas, tais como seus antepassados da etnia Munduruku. A pesquisa foi realizada a partir de visitas in loco, quando se realizaram rodas de conversa com membros da comunidade e aplicação de um instrumento de coleta de informações mais específicas para os alunos indígenas. Os resultados demonstram que a escola existente, apesar de considerada indígena pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Estadual de Educação, ainda não atende aos requisitos essenciais que caracterizam esta modalidade de ensino.
Data de Defesa: 2012
Descrição:
Relatório final (pós-doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Código: 74570

Dono: fe_rp
Criado: 22-09-2017 11:23
Visitas: 144
Downloads: 147

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Colares, Anselmo Alencar_PD.pdfDocumento PDF10654 Kb(10910008 bytes)5 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download