Consultar: IV Congresso Internacional de Custos, UNICAMP, 16 a 20 de outubro de 1995

Título [PT]: Considerações conceituais sobre o planejamento de preços em empresas de telecomunicações: um enfoque da gestão econômica - GECON
Autor(es): Reinaldo Guerreiro, Armando Catelli
Palavras-chave [PT]:

Gestão Econômica, Planejamento de Preços - Empresas de Telecomunicações, Sistemas de Custos
Descrição:
O objetivo deste trabalho é analisar a base conceitual subjacente ao sistema de custos e preços que denominamos de clássica nas empresas de telecomunicações e propor uma abordagem alternativa mais adequada. Uma das características conceituais marcantes da abordagem clássica é a alocação total dos custos e despesas aos diferentes serviços. As empresas de telecomunicações possuem custos e despesas de natureza predominantemente fixa. Nas empresas em que predominam os custos fixos, existe uma preocupação central dos idealizadores dos sistemas de custos e preços em definir critérios de rateios desses custos estruturais aos produtos. Tendo em vista que discordamos conceitualmente de metodologias de planejamento de preços fundamentadas em procedimentos de custeio dos serviços baseadas no rateio de custos fixos aos produtos, propomos uma metodologia alternativa, fundamentada no modelo conceitual do sistema GECON-Gestão Econômica.
Código: 74
Informações adicionais:
Trabalho apresentado no “IV Congresso Internacional de Custos”, realizado na Universidade Estadual de Campinas, no período de 16 a 20 de outubro de 1995.

Dono: admin
Criado: 10-05-2002 21:04
Visitas: 6301
Downloads: 24345

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Guerreiro.pdfDocumento PDF144 Kb(147625 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download