Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A magia de contar historia
Autor(es):

Susana Sabino de Araújo Neves
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O primeiro contato com o mundo das letras ocorre dentro do contexto familiar, assim o presente trabalho, articula a participação da família e da escola no processo de aprendizagem, buscando na arte de Contar História, fragmentos significativos para essa aprendizagem. Este é o tema central deste memorial de formação. O trabalho está divido em capítulos apresentados de forma linear, tendo em vista a infância , o processo de formação e a prática docente, assim como as influências do curso de Pedagogia -PROESF-UNICAMP. Nos primeiros anos de vida da criança, a família é o alicerce das múltiplas interações que ocorrem na vida cotidiana deste ser. Assim como a afetividade permeada nas ações dos pais. Pensando nessas interações, qual a influência da família nas relações de aprendizagem? E no ambiente escolar, o professor pode modificar o aluno, nos aspectos cognitivos e sociais? Sem dúvida, há fatos que ficam marcados para sempre, principalmente os da infância, fatos esses que permitem um olhar sensível, atentados as transformações da qual a criança esta inserida. Na busca por respostas, o presente estudo, organiza suas idéias através da Literatura Infantil, dialogando com autores que ressaltam a afetividade como prática pedagógica. As emoções são perpassadas e sentidas quando se lê uma simples história, pensando assim, o ato de ler, ouvir história, implicam em muitos outros parâmetros dos quais fundamentam a imaginação infantil. Seria possível descobrir um mundo mágico? De faz de conta? “Contar histórias é uma arte...é tão linda!!! E ela que equilibra o ouvido como o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro...Ela é o uso simples e harmônico da voz” (ABRAMOVICH,1991 p.18). Agora vamos sonhar através da Arte de Contar Histórias, mas principalmente pela afetividade de contar e ouvir uma bela história.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41263
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma F
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 14:53
Visitas: 868
Downloads: 1516

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Neves_SusanaSabinodeAraujo_TCC.pdfDocumento PDF296 Kb(303084 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download