Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Brincadeira na educação infantil
Autor(es):

Sandra Aparecida Dias
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Tocando em frente: "Ando devagar, porque já tive pressa, E levo esse sorriso porque já chorei demais.Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, Eu só levo a certeza de que muito pouco seu sei,E nada sei.Conhecer as manchas e as manhãsO sabor das massas e das maçãs.È preciso amor pra poder pulsarÈ preciso paz pra poder florir.Penso que seguir a vida seja simplesmente,Conhecer a marcha, ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiadaEu tocando os dias pela longa estrada,Eu vou, estrada eu souConhecer...Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,Um dia a gente chega e no outro vai embora,Cada um de nós compõe a sua história, E cada ser em si carrega o dom de ser capazDe ser feliz. (Almir Sater/ Renato Teixeira)Inicio o meu memorial com a letra desta música, porque ela fala um pouco do que compõe a nossa história. Falar de memorial é simplesmente voltar ao passado, pois é reviver os acontecimentos vividos em nossas vidas, ou seja, a nossa história. A escolha do meu eixo temático para o desenvolvimento deste trabalho, Brincadeira na Educação Infantil, surge pelo fato das minhas memórias estarem relacionadas ao brincar. Com este memorial, busco percorrer a minha trajetória de vida, iniciando pela minha infância, momentos que foram importantes para mim, os meus primeiros anos escolares que trazem fatos e acontecimentos que me marcaram muito. Momentos de alegrias e tristezas no magistério, início da minha formação profissional. Após a minha formação começo a falar sobre o inicio da minha vida profissional, trazendo assim uma história de lutas, conquistas, conhecimentos, provações, e muito amor para estar persistente. A minha formação, no PROESF, com momentos significativos para mim, traz através das teorias de alguns autores que contribuíram para a minha formação profissional e conhecimentos adquiridos para uma vida inteira, disciplinas que foram fundamentais para que pudesse rever a minha prática pedagógica e assim atuar de uma outra maneira. Dentro do eixo temático escolhido falarei sobre o brincar e sua importância, trazendo o verdadeiro significado do brincar, a importância do brincar para as crianças, para o seu desenvolvimento social, as contribuições das brincadeiras em suas vidas, os momentos prazerosos, que o brincar traz. O papel do educador na hora do brincar, com projetos educativos, proporcionar brincadeiras que leve a criança a socializar-se com as outras, estimular o pensar, o criar, o imaginar com o faz-de-conta, fazer com que através das brincadeiras elas se sintam realmente em seu mundo, podendo assim estar vivenciando o lúdico verdadeiro.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41254
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma F
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 14:41
Visitas: 756
Downloads: 514

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Dias_SandraAparecida_TCC.pdfDocumento PDF155 Kb(159113 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download