Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A afetividade na educação infantil de 0 a 3 anos em creches
Autor(es):

Roseli Ribeiro Mossignatti
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A atenção à criança de 0 a 3 anos na creche é um dos aspectos peculiares da educação de hoje. Paulatinamente foram conferidos os direitos específicos à criança. Tornando-a o foco principal em um sentido bastante amplo pela busca de conhecimento referente às suas características culturais e sociais. Falar de cultura infantil diz respeito também ao profissional que tem a tarefa de educá-la. No primeiro capitulo, pretendo mostrar um pouco da minha trajetória, pessoal e como me tornei uma profissional da educação. No segundo capitulo, abordarei minhas inquietações como recreacionista. Enfatizarei as inúmeras dificuldades e as contribuições que este profissional proporciona a criança. Acredito que na leitura desse capitulo o leitor encontrará a compreensão do que é o trabalho das recreacionistas e porque tanto lutam por respeito a sua profissão. No terceiro capitulo, apresento minha prática focada na afetividade visando uma boa formação pessoal e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo da criança. No quarto capitulo, citarei as inúmeras contribuições que a formação acadêmica me proporcionou e por fim as considerações finais. Apresentarei como eixo norteador de todo meu trabalho a afetividade, pois acredito ser uma das alternativas facilitadora para o processo de formação pessoal e cognitivo. Espero que, de alguma maneira, minha história contribua para que quem trabalha com a criança, priorizando a afetividade em sua prática e que assim possam entender e ter um novo olhar sobre o trabalho de uma recreacionista consciente do seu verdadeiro papel para com as crianças.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41238
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 14:25
Visitas: 1560
Downloads: 1953

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Mossignatti_RoseliRibeiro_TCC.pdfDocumento PDF295 Kb(301618 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download