Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Incluir para não excluir
Autor(es):

Charline Maria Matarazzo Amaral Alves
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Rememorar a infância é mergulhar nas marcas de memórias alegres e tristes que foram construídas no percurso da minha vida. Por este motivo, abordarei em meu memorial, a minha infância desde os primeiros anos de vida, a minha trajetória familiar e, principalmente, a escolar que influenciou a minha escolha profissional: o magistério! Procurei dispor os capítulos com assuntos ligados ao tema exclusão social baseandome nas dificuldades encontradas pelas crianças que vivem em situação de risco nas ruas e tentando mostrar a sua realidade de vida. Para tanto, o curso do PROESF deu-me parâmetro e fundamento por meio das disciplinas estudadas, em especial a disciplina de Educação nãoformal que trabalhou o multiculturalismo e a diversidade, assuntos amplamente relacionados ao trabalho de Educadora Social de Rua. As disciplinas de Políticas Públicas Educacionais e Educação da criança de 0 a 6 anos serviram-me de apoio e de base teórica para escrever meu memorial, com o tema “Incluir para não excluir”, escolhido porque acredito nesta proposta, neste trabalho, neste desafio. Mostrar o processo de exclusão social fez com que eu expusesse também o processo de marginalização, o perfil da criança de rua, suas frustrações e expectativas, o trabalho infantil e seus exploradores que pagam por este trabalho informal, mas não se preocupam com seus explorados que têm de trocar a escola pela rua em busca de sustento. Em relação à educação não-formal, procurei enfatizar o trabalho dos educadores de rua e a oportunidade que eles dão às crianças, que passam o dia ou moram na rua, de participarem de atividades lúdicas oferecidas pelo Projeto Centro Sol, bem como sua luta para despertar o interesse para a vida escolar e conseguir uma aproximação junto à criança ou adolescente de rua, que vive, muitas vezes, no núcleo de uma família desajustada e desestruturada, sem afeto, cercada de maus-tratos, de violência, de discriminação social, de condições precárias de moradia, de oportunidades oferecidas pela vida na rua. Finalmente, relatei sobre a importância das disciplinas do curso PROESF para a formação do meu senso crítico e de um olhar mais aguçado para as situações que estou vivenciando em minha prática pedagógica.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41230
Informações adicionais:
Formandos 2008- Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 14:18
Visitas: 653
Downloads: 1103

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Alves_CharlineMariaMatarazzoAmaral_TCC.pdfDocumento PDF153 Kb(156949 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download