Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A importancia da brincadeira na educação infantil
Autor(es): Andreia Silveira Campos
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Partindo da concepção da importância da troca para se construir conhecimento, neste memorial pretendo discutir o papel da brincadeira na vida das crianças de 0 a 5 anos. Relatando algumas experiências durante minha trajetória como professora e como aluna de educação infantil. Trabalho voltado para a importância da verdadeira aprendizagem significativa, contextualizada no desenvolvimento e na aquisição do conhecimento do aluno em relação à conscientização e transformação de suas atitudes na sociedade. Primeiramente foi feito um relato sobre minha infância na creche e minha formação primária, em seguida as contribuições do curso de Pedagogia do PROESF (Programa Especial para Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas) abordagem sobre a importância do brincar, o professor-educador, a família como a primeira e mais importante instituição educadora na vida da criança, enfatizando a atitude dos pais com relação aos filhos e as diferenças existentes entre uma classe social e outra em relação ao tratamento e atenção às crianças e de como as escolas vêem as brincadeiras. Trazendo este olhar para mais próximo de nossa realidade, observando que, cada vez mais, os pais necessitam trabalhar e o papel da escola é fundamental na vida das crianças, desde seus primeiros meses. É nesse espaço que ela vai passar a maior parte do tempo de sua infância, e, por isso, necessitamos pensar na escola como lugar de cuidado e aprendizagem, um dependendo do outro em sua totalidade. Ressaltando as experiências na Educação Infantil, apontando caminhos para que os professores possam integrar o brincar a um projeto educativo e entender a importância do fazde-conta na construção do sujeito e de sentidos. Procuro unir os aspectos teóricos e práticos no desenvolvimento deste trabalho com a importância do curso para repensar sobre minha prática, com embasamento teórico, tornandome mais segura nas decisões e atitudes, visando sempre uma interação, partindo de uma realidade concreta para um nível real de abstração e uma relação afetiva com a sociedade, incentivando a autonomia, a criatividade e a responsabilidade.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41217
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 14:06
Visitas: 803
Downloads: 813

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Campos_AndreiaSilveira_TCC.pdfDocumento PDF99 Kb(101601 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download