Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Escola: que espaço é esse?
Autor(es):

Alyne Beatriz Rodrigues
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O tema deste Memorial de Formação - “Escola: que espaço é esse?” - é fruto de minhas inquietações acerca do papel que a escola desempenha na sociedade capitalista em que vivemos. As respostas que encontrei para a questão “Escola, que espaço é esse?” me auxiliaram na construção de uma postura crítica como professora e como cidadã. Compreendo as respostas obtidas – especialmente no decorrer das disciplinas de Multiculturalismo, Sociologia, Avaliação e Políticas Públicas – como fundamentais para que eu saísse da posição de alienada e omissa para a posição de questionadora e crítica; o que sem dúvida me ajudou em minha prática como professora auxiliar1 do ensino fundamental. Concomitantemente ao relato e às reflexões sobre o processo de construção da minha criticidade – o qual relaciono com a escola tomada como instituição social – analiso as contribuições das disciplinas mencionadas anteriormente para a minha prática profissional. Ao analisar a instituição escola, trago à tona algumas recordações dos meus tempos escolares, que considero relevantes para que o leitor compreenda os efeitos do ensino tradicional em minha formação, possibilitando assim melhor compreensão de todo o processo de construção da minha postura crítica como educadora. O presente trabalho não segue uma ordem cronológica dos acontecimentos, mas sim uma ordem de relevância do que considero fundamental para o leitor compreender todo o processo de construção da minha postura crítica e questionadora, favorecendo também a compreensão da minha mudança de postura em sala de aula. Sendo assim, inicio a escrita deste Memorial de Formação descrevendo e refletindo sobre uma experiência profissional muito marcante em minha vida, na qual pude contar com os conhecimentos da disciplina de Multiculturalismo para compreendê-la melhor. Considero essa experiência, e tudo que a envolveu, o ponto de partida para a minha tomada de consciência acerca da função da escola e do meu papel como professora. A partir daí, o leitor encontrará outras tantas indagações, as quais fui elaborando a partir dessa tomada de consciência, e para as quais busquei elaborar algumas respostas baseando-me nos conhecimentos das disciplinas já mencionadas. Finalizo a escrita do meu Memorial apontando alguns caminhos que pretendo seguir a fim de contribuir para ao menos amenizar o caráter excludente e seletivo da escola.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41212
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma G
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 13:51
Visitas: 792
Downloads: 315

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Rodrigues_AlyneBeatriz_TCC.pdfDocumento PDF207 Kb(211762 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download