Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Leitura e Escrita: Infinitas possibilidades
Autor(es):

Monica Fernandes Lucarelli
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O presente trabalho pretende delinear a importância da leitura e da escrita na minha formação como pessoa e como educadora, como a leitura e a escrita me ajudaram nos momentos de crise e como me trouxeram prazer à vida toda, em especial no trabalho com crianças pequenas que ainda não sabem ler. Em “Leitura: um mundo que se descobre” narro como a leitura teve importância em minha infância, em meu processo de alfabetização, em minhas relações familiares e na escola, bem como reflito sobre minha visão desses aspectos enquanto educadora que sou hoje. Em “O discurso infantil: trabalhando textos com quem não lê nem escreve” procuro traçar a importante relação entre o trabalho com histórias infantis na Educação Infantil e o conceito de letramento, enfocando as possibilidades de trabalhar diversos textos com crianças ainda não alfabetizadas. No capítulo “Leitura e escrita: infinitas possibilidades”, descrevo a experiência da leitura e escrita em minha adolescência e juventude enfocando a necessidade dessa experiência para a formação do leitor pleno. No capitulo “Contando histórias de leitura e escrita” coloco-me na reflexão da leitura e escrita como educadora comprometida com a formação dos meus alunos e narro a importância de algumas experiências vivenciadas em sala de aula. Esse é um trabalho apaixonado e apaixonante que traz a leitura e a escrita como instrumentos indispensáveis na formação plena de qualquer ser humano, não apenas ler por ler, mas ler para desvendarmos o mundo. Escrever não apenas por escrever, mas para desvendarmos a nós mesmos.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41206
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 12:31
Visitas: 670
Downloads: 305

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Lucarelli_MonicaFernandes_TCC.pdfDocumento PDF160 Kb(163431 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download