Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: A relação do cuidare educar na educação infantil de 0 a 3 anos
Autor(es): Marlene Pereira Fagundes dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Encaminhar as idéias na busca de um caminho que leve a reconstruir fatos e acontecimentos para escrever o memorial de formação do curso do PROESF (Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas) não é uma tarefa muito fácil, principalmente por que a ansiedade, o medo, a insegurança se tornam aliados nesse processo. Porém, partirei do princípio de que todo ser humano têm história e experiência de vida e, portanto são capazes de rememorar e reconstruir memórias, pois segundo Prado e Soligo (2005) citando Larossa, Assim, busco contextualizar fatos e acontecimentos que influenciaram e influenciam a minha experiência como profissional da Educação Infantil de 0 a 3 anos. Para uma abordagem mais enriquecedora é necessário retomar os conteúdos trabalhados no curso, principalmente das disciplinas de Educação da Criança de 0 a 6 anos e Pedagogia da Educação Infantil, cujos autores e teorias nortearão os eixos: cuidar e educar na Educação Infantil de 0 a 3 anos. Neste sentido, abordo questões relacionadas com a minha experiência com o cuidar, enquanto babá, e o cuidar e educar da criança na creche, fazendo uma reflexão à partir da minha atuação como recreacionista1 no município de Hortolândia. No primeiro capítulo trato da minha primeira relação com o cuidar e educar, fazendo uma reflexão sobre a minha experiência de aprendizagem no contexto familiar, escolar e iniciação profissional, enquanto um processo de construção de conhecimento. No segundo capítulo abordo o cuidar e educar na creche, tendo como base a minha experiência profissional em uma unidade municipal. No terceiro capítulo apresento uma reflexão sobre a educação e a importância da teoria x prática usando como parâmetro o PROESF, que permitiu uma ressignificação da minha prática a partir da relação teoria x prática quanto ao olhar do cuidar e educar na educação infantil de 0 a 3 anos.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41201
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 12:16
Visitas: 750
Downloads: 2941

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos_MarlenePereiraFagundes_TCC.pdfDocumento PDF255 Kb(260782 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download