Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Racismo : influência significativa no processo de construção da identidade
Autor(es): Juliana Ramos Fernandes
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
“Todos os homens nascem iguais em dignidade e direito, são dotados de razão e consciência e devem agir, uns em relação aos outros, com o espírito de fraternidade”. Assim diz o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Porém, isso requer de todos uma nova maneira de se comportar diante das situações que vivemos cotidianamente e que geram exclusão; requer de nós um novo olhar para o outro; requer interesse e respeito pelo próximo. Neste sentido é que me dispus a refletir sobre uma questão muito importante que permeia todo o caminho da construção da identidade de um indivíduo: o racismo vivenciado na escola. Sendo assim, este memorial, num primeiro momento, percorrerá as recordações de minha infância, momento de muito conflito acerca de quanto é alienante a experiência de fingir ser o que não é para ser reconhecido. Posteriormente, contemplará de modo breve sobre a minha experiência profissional relatando a importância de resgatarmos historicamente a contribuição dos negros em nossa sociedade e a necessidade de intervir, de forma positiva, assumindo o compromisso de eliminar as desigualdades raciais, dando importantes passos rumo à afirmação dos direitos humanos básicos e fundamentais da população negra brasileira. Por fim discorro sobre as relações e reflexões a partir de abordagens teóricas, vivenciadas no curso do PROESF e suas contribuições para o aprimoramento de minha prática, pois combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, empreender reeducação das relações étnico-raciais, não são tarefas exclusivas da escola, porém esta tem um papel preponderante para a eliminação das discriminações e para emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar acesso aos conhecimentos.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41192
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma H
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 12:02
Visitas: 866
Downloads: 287

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Fernandes_JulianaRamos_TCC.pdfDocumento PDF153 Kb(156918 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download