Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Sexualidade na escola minha visão da sexualidade no âmbito escolar
Autor(es): Maria Isabel Pardim
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Neste trabalho de conclusão de curso estão relatadas algumas de minhas experiências no âmbito escolar, com alunos especiais, crianças, jovens e adultos relacionadas à sexualidade, à mídia ditando a moda influenciando os comportamentos tanto em casa quanto na escola. Um assunto que apesar dos novos tempos ainda continua sendo considerado tabu, porém sabemos, o quanto é comentado em pequenas rodas sejam estas de homens ou mulheres. Atualmente, a discussão da necessidade da Educação Sexual na escola deveria estar superada, uma vez que é a ausência de informações que leva a não superação da necessidade da discussão sobre a sexualidade podendo ser claramente sentida em nossa sociedade, em que a liberdade de expressão é exercida quase que totalmente, e a sexualidade mostrada na televisão e em folhetins de forma fragmentada e freqüentemente deturpada. Assim, é inconcebível que o tema não seja tratado de forma sistemática, consciente e responsável dentro da escola.O tema sexualidade ainda encontra barreiras para ser discutido até mesmo por professores, visto que estes em sua grande maioria não se sentem preparados para falar a respeito, sendo por muitas vezes quando trabalhado em sala de aula, apresentado de maneira mecânica, não permitindo ao aluno tirar suas reais dúvidas, e este quando as faz, por muitas vezes, não é compreendido mas convidado a se retirar da sala de aula. Nos capítulos a seguir descreverei um pouco da história da sexualidade, minha visão ao longo dos anos sobre a sexualidade dentro das escolas, a presença da sexualidade desde o período pré-escolar, como pessoas especiais vivenciam a questão sexual (preconceito, falta de informação), diferentes comunidades nas escolas públicas, como a mídia influência novos comportamentos e a importância do professor para o aluno.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41187
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma E
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 11:57
Visitas: 712
Downloads: 2298

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Pardim_MariaIsabel_TCC.pdfDocumento PDF339 Kb(347104 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download