Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Alfabetização
Autor(es):

Maria Celia Ogioni
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
O memorial que escrevi tem o objetivo de apresentar fatos que marcaram minha vida pessoal e profissional, fazendo uma reflexão a respeito das transformações ocorridas através dos conhecimentos, dos obstáculos, medos, erros, bem como da vontade de acertar e da busca incessante por novos conhecimentos, procurando sempre um fazer diferente ou porque não fazer a diferença na vida de tantos "pequeninos". Neste caminhar entre várias opções o que mais me interessou foi ensinar ler e escrever com competência, pois sempre busquei respostas, enquanto professora, para algumas inquietações relacionadas à alfabetização, principalmente ao fato de ser um desafio comum na atualidade, como a falta de interesse por atividades de leitura e escrita, excesso de atividades desmotivadoras ou, ainda, a falta de informações sobre atividades prazerosas e significativas. Apesar dos estudos e discussões sobre a necessidade de se ter uma formação, ou seja, um diploma há muito a fazer a fim de atingir o objetivo de garantir de fato a aprendizagem da leitura e escrita. Visto que no Brasil, o índice de repetência e de abandono nos estudos, é muito elevado. Segundo Leite (2001): Nesta perspectiva é pertinente elencar que a leitura e a escrita são atividades que se complementam. A produção de textos eficazes tem sua origem na leitura. Os bons leitores têm grande chance de escrever bem, já que a leitura fornece subsídios para a escrita. Assim, a discussão proposta para este trabalho, analisa e argumenta sobre a questão da alfabetização. A partir dessas reflexões recordo-me que durante muito tempo ensinei o que aprendi porque desconhecia um jeito diferente e acreditava estar fazendo o melhor, porque sempre fui apaixonada por ensinar e meu coração pulsa com alegria e emoção cada vez que aprecio o avanço de uma criança demonstrando o que aprendeu nas mudanças apresentadas em suas hipóteses de leitura e escrita. Atualmente, através dos conhecimentos adquiridos, vejo que ser usuário competente da leitura e escrita é fundamental para a participação da vida social. Hoje tenho mais clareza da importância da alfabetização para a formação de cidadãos que tenham uma compreensão organizada e sistematizada sobre a realidade física e social que os cercam, que participem de maneira crítica, do mundo e da sociedade, assim como exerçam a cidadania de forma produtiva, como sujeitos históricos que contam, ou fazem peso, no processo de produção da vida humana. Os instrumentos utilizados neste trabalho constituem-se do material teórico produzido por diversos autores selecionados e o objetivo é fazer uma releitura desse material a cerca da organização dos conhecimentos da questão principal que é a alfabetização. Contudo, serão abordadas algumas questões que se formulam a partir das reflexões sobre as experiências vividas e que são interessantes para promover processos de transformação didática aos professores nas escolas, no que diz respeito à constituição do processo ensino-aprendizagem.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41166
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma D
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 11:40
Visitas: 879
Downloads: 599

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Ogioni_MariaCelia_TCC.pdfDocumento PDF245 Kb(250418 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download