Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Afetividade e aprendizagem
Autor(es):

Jesuita de Oliveira Costa
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Lembro-me do primeiro dia de aula na universidade. Primeiro não acreditava finalmente estar ali realizando um sonho quase impossível. Depois, uma mistura de medo, nervosismo, insegurança e angústia tomaram conta de mim. Medo de ter que deixar meus filhos sozinhos em casa, de não agüentar vir todos os dias para a faculdade, e de não ser capaz de assimilar todos os conhecimentos necessários para a execução dos trabalhos solicitados. Enfim, fui ficando desesperada. Mas, também sabia que chegar até ali, não tinha sido fácil. Lembrei-me então das palavras da minha mãe, Dona Teresinha, que sempre dizia: “Tenta. Você é capaz! Você consegue!” Palavras que vivo repetindo aos meus alunos para encorajá-los ao desafio que é aprender. “A arte de ensinar, ou seja, de deixar aprender, é deixar que o conhecimento nasça que o conhecedor renasça a cada novo conhecimento, é deixar que cada um se reconheça no ato de aprender” (PERISSÉ, 2004, p. 18). Com essas palavras este autor resume o ato de ensinar, principalmente quando cita Martin Heidegger que acredita ser o ato de ensinar, mais difícil do que aprender porque ensinar significa: deixar aprender. O incentivo que recebia da minha mãe criou em mim uma segurança passada através do afeto, no entanto, para que eu chegasse até aqui, precisei realmente de educadores que permitissem o meu aprendizado e é isso que eu vim buscar no curso do Proesf, referências e exemplos, através dos professores e deste manancial de textos muito bem selecionados que permitiram reflexões oportunas para o meu caminhar.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41147
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 11:16
Visitas: 884
Downloads: 4000

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Costa_JesuitadeOliveira_TCC.pdfDocumento PDF185 Kb(188954 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download