Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A importancia do brincar
Autor(es):

Fabiana Machado de Paula Felix
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Através deste memorial mostrarei a importância do brincar e como esta ação vem sofrendo influências e modificações na sociedade moderna. Tal eixo temático me interessou, pois brinquei muito durante minha infância e, atualmente, na escola em que trabalho, me sinto incomodada com as atitudes desprezíveis em que o brincar vem se enquadrando. Além do mais, observo que o brincar não vem acontecendo espontaneamente, ou como uma possibilidade de ensino, e sim sempre negociado, o brincar só acontece se a criança oferecer algo em troca como, por exemplo, um bom comportamento. A escola reafirma a importância na criança que está sentada com lápis e papel na mão, em silêncio, sem contato com seus pares, sem expressar seus movimentos corporais, enfim, a rigidez disciplinar parece significar a única possibilidade de aprendizagem. Relatarei que o brincar em minha infância foi muito importante em meu desenvolvimento contarei todas as brincadeiras que fizeram parte da minha convivência com amigos, irmãos e o brincar na rua que hoje não existe mais, decorrente da violência de nossa sociedade e outros fatores da família moderna. Mostrarei que o brincar em minha época escolar não se difere muito da de hoje, onde vejo que a escola dá pouca ou quase nenhuma importância a tal prática, pensando apenas nas disciplinas curriculares e se esquecendo da importância da mesma. E isso vem representar, a meu ver, um grave problema na educação, afinal não são poucos os estudos realizados que comprovam a eficácia do brincar no processo de ensino-aprendizagem e, no entanto, ele não acontece no dia-a-dia da sala de aula.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41142
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma C
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 11:10
Visitas: 870
Downloads: 1167

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Felix_FabianaMachadodePaula_TCC.pdfDocumento PDF163 Kb(167042 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download