Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A afetividade aliada a aprendizagem
Autor(es):

Suzana do Carmo Santana Santos
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Afetividade aliada à aprendizagem, busca discutir a importância da relação afetiva no processo de aprendizagem, visto que essa relação possibilita que o aprender se torne mais significativo para o educando. Como foco dessa discussão, trago reflexões relevantes encontradas em minha profissão, ressaltando aspectos importantes da minha prática como afetividade, alfabetização e alteridade. Saliento algumas passagens da minha infância, do meu desejo de estudar e das dificuldades encontradas para dar continuidade aos estudos. Ressalto ainda, minhas conquistas ao ingressar como aluna do curso de Pedagogia do PROESF e como professora da rede municipal de ensino da cidade de Sumaré. Considero esse tema importante, na medida em que ele discute a importância da família no desenvolvimento emocional e social da criança, a difícil tarefa do educador e seu papel decisivo enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem, pois esse processo não se dá de forma mecânica, mas por meio de muitas reflexões e conflitos. O interesse pelo tema surgiu através da minha prática enquanto educadora, visto que sentia a importância de estabelecer vínculos afetivos com alunos de quatro anos, que se encontravam carentes de afeto e sobretudo de limites. Nesse sentido, questionava o papel da escola como um todo, estabelecendo a todo o momento relações da minha prática com a minha infância. É dever da escola complementar a ação da família ao estabelecer vínculos afetivos para uma aprendizagem mais significativa? De que forma a escola pode contribuir ao demonstrar a importância da afetividade?
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41132
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma B
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 11:00
Visitas: 1756
Downloads: 1429

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos_SuzanaCarmoSantana_TCC.pdfDocumento PDF180 Kb(183945 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download