Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Uma vida, muitas historias
Autor(es): Divina Machado Bufalo
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Inicio contando a minha vida, pois nasci num momento em que o país vivia numa ditadura militar, onde o povo oprimido não tinha vez nem voz Minha família desprovida de bens materiais vivia mudando de um lugar para outro à procura de melhores condições de vida. Para relatar minhas memórias, precisei voltar no tempo e reviver a minha infância, onde vivi num mundo mágico de sonhos, fantasias e muitas brincadeiras. Mas, como em todo conto de fadas, na minha vida também teve momentos bons e momentos ruins. Foram inúmeras as dificuldades encontradas em todos os lugares por onde passamos. Relato em meu memorial os meus primeiros anos escolares fazendo uma ponte com os dias atuais e com a minha prática enquanto educadora, pois percebo que houve uma grande mudança. Embora esteja feliz com a escolha pela profissão de professora, não foi nada fácil o início da minha carreira, pois saí do magistério com uma pequena base teórica. Tinha muitos sonhos e vontade de trabalhar, porém, as dificuldades encontradas foram muitas. E como o profissional precisa sempre estar se atualizando, aproveitei-me da chance que a vida me oferecia, vindo para o PROESF, onde além de conhecer pessoas incríveis, aumentou também o conhecimento teórico para que eu pudesse melhorar minha prática pedagógica. Meu olhar para as atividades e brincadeiras na Educação Infantil mudou, fazendo com que eu as veja agora de outro ângulo, por isso, escolhi como eixo brincadeiras e afetividade. Ao refletir sobre minha prática após o curso de Pedagogia do PROESF, tenho condições de repensar algumas ações, possibilitando mudanças quando for necessário.Descrevo algumas experiências realizadas em sala de aula, pois acredito que tais registros são muito importantes, para outras pessoas que venham a ter contato com meu trabalho. A preferência em trabalhar na educação Infantil é uma forma de me encontrar com o meu passado onde o brincar foi extremamente relevante, os cuidados que tive no grupo escolar, o afeto recebido em forma de repreensão. Seria injusta se não mencionasse as experiências e todas as aprendizagens e conhecimentos adquiridos neste curso de graduação, o PROESF, experiências que levarei comigo para a minha prática pedagógica.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41108
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma B
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 10:14
Visitas: 757
Downloads: 312

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Bufalo_DivinaMachado_TCC.pdfDocumento PDF149 Kb(152613 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download