Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A afetividade e o lúdico na educação infantil
Autor(es):

Silvia Bernadete Bevilacqua Baldin
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A escrita desse memorial de formação foi para mim um desafio difícil e ao mesmo tempo instigante, pois até então, não tinha me imaginado escrevendo sobre a minha própria vida e as experiências referente à minha prática em sala de aula. O exercício de recuperar as lembranças do passado “cada idéia, pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança são registrado em sua memória e farão parte da colcha de retalhos de sua história existencial, do filme da sua vida” (CURY, 2003, p.106), até então adormecida e agora revivida nesta reconstrução. Apresento, neste memorial, quatro capítulos: Minhas Memórias, Em busca de uma Profissão, Afetividade, e O lúdico na educação infantil. No primeiro capítulo relato as experiências vivenciadas na minha infância, a minha inserção a escola e o modo do qual a afetividade se apresenta na postura do professor, fazendo um breve relato das experiências vivenciadas. No segundo capítulo, faço uma trajetória da minha vida profissional: A escolha da minha profissão e as dificuldades encontradas no inicio da carreira. E como vencer os obstáculos e tentar sair da ignorância. A importância da receptividade dos professores na chegada de um novo profissional na escola. A inserção a Universidade, a corrida a uma vaga para o curso de Pedagogia do qual já era minha. E os conhecimentos adquiridos através do PROESF, trazendo-me um novo olhar diferenciado para a educação infantil. No terceiro capitulo abordo a questão da Afetividade o qual norteará as minhas experiências de vida. Apresento relatos de experiências relacionados com a minha pratica Pedagógica. Pré – conceito e a falta de experiência relacionada com a relação afetiva entre professor e aluno. No segundo relato eu abordado a minha prática pedagógica, uma proposta em artes, visualizando a mudança de postura adquirida após a inserção ao PROESF. Articulo afetividade com o lúdico.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41093
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 09:50
Visitas: 1404
Downloads: 986

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Baldin_SilviaBernadeteBevilacqua_TCC.pdfDocumento PDF173 Kb(177171 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download