Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Creche: abrindo o espaço para a inclusão
Autor(es):

Seila Cristina de Oliveira Taver
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Neste trabalho de conclusão de curso, ao escrever o memorial, pretendo narrar o processo da minha formação em Pedagogia, buscando ressaltar as minhas memórias. São lembranças da infância que, pela reflexão, vão transformando-se em relatos, na medida em que o meu desenvolvimento pessoal vai ampliando o meu olhar, o que levou a um processo interior de resgate da minha identidade pessoal e profissional. Reflexão sobre minha prática pedagógica na educação infantil, acreditando nas transformações pensadas durante o curso, a partir das experiências vividas. Avaliando o conhecimento teórico necessário ao desenvolvimento do meu trabalho como professora, considerando o caminho percorrido durante todo o processo de formação... Ao ter de falar sobre minhas lembranças e pensar sobre quais fatos narrar, reconheço a dificuldade de expor meus pensamentos, acomodados em sentimentos guardados que, ao despertarem, revelam alegrias, tristezas, sonhos, esperanças, dúvidas, fracassos, sucessos, medos, registros, marcas, contos, encontros e encantos. Neste texto pretendo falar, principalmente, sobre a inclusão nas escolas, em especial na educação infantil, dentro da creche, pois é a realidade que vivo em meu trabalho. Sei que o assunto é muito importante; não pretendo abordá-lo de forma científica, mas, mostrar minha vivência e apontar o que penso e entendo, considerando minha experiência com a inclusão. Ao longo da História humana sempre houve preconceitos decorrentes de crenças e ignorâncias, muitos dos quais ainda permanecem em nossa sociedade, oprimindo ou excluindo as pessoas, deixando, à margem, os considerados inferiores, improdutivos e fracos, abandonando ou explorando crianças pobres. Histórias que hoje nos chocam e que em outras épocas, eram consideradas normais, estes fatos nos mostram como o homem evoluiu à luz do conhecimento. Acredito que nós, profissionais da educação, com o nosso trabalho e postura, podemos contribuir para diminuir desigualdades sociais, dentro da nossa unidade, quando lutamos pela inclusão, garantido o direito das crianças terem acesso à escola. Uma tarefa muito difícil, mas que faz renascer a esperança de um mundo melhor, mais justo e com mais oportunidade a todos. O tema escolhido: “ Creche: abrindo espaço para a Inclusão” reflete a importância e o impacto que causou, em minha vida, trabalhar com as crianças.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41090
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 09:46
Visitas: 692
Downloads: 295

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Taver_SeilaCristinaOliveira_TCC.pdfDocumento PDF162 Kb(165812 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download