Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Educação Infantil: O “lugar” de onde venho e sobre o que falo
Autor(es):

Carmen Silvia Gobato de Marcomini
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Este memorial tem o intuito de mostrar a trajetória de uma parte importante da minha vida. Não tenho aqui a pretensão de ser escritora, mas espero poder retratar de forma simples momentos que marcaram a minha história. Estou prestes a alcançar um dos objetivos de minha vida: a formação universitária em pedagogia e me sinto muito honrada e feliz com a oportunidade que me foi dada. Escreverei sobre a Educação Infantil procurando através do contexto histórico, social, político e cultural refletir sobre a criança e o papel do profissional que atua nessa primeira etapa da educação básica. Como esse trabalho pretende ser um diálogo entre minha formação e minha prática não poderia partir de outro lugar senão a Educação Infantil, onde atuo há 24 anos. Neste memorial, pretendo abordar a formação do professor de Educação Infantil e na tentativa de procurar analisar e investigar minha própria identidade vou percorrer as vivências que considero mais significativas no meu processo de formação, tanto inicial como continuada, e também minhas experiências como professora em sua prática pedagógica à luz das teorias abordadas durante esses anos, e agora com maior aprofundamento, análise e reflexão crítica, na universidade. No primeiro capítulo analisarei o contexto histórico, social, político e cultural da Educação Infantil no Brasil. Abordarei, também, a consolidação dos direitos da criança que aparece somente na década de 80, a partir da Constituição Federal do Brasil de 1988. Pretendo, neste trabalho, identificar a legislação referente a Educação Infantil no Brasil e relacioná-la às minhas vivências como aluna e professora. No segundo capítulo escreverei sobre o meu percurso profissional, sobre as dificuldades e inseguranças da professora iniciante que fui e, da busca para aprender o que me era desconhecido. Falarei sobre o PROESF e suas contribuições para minha vida e prática pedagógica. O trabalho apresentará a formação inicial do professor junto às mudanças da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e destacará as influências do Banco Mundial no encaminhamento das diretrizes legais educacionais. No terceiro e último capítulo abordarei o tema currículo para a educação infantil e o novo desafio do profissional em ter uma postura diferenciada levando em conta as necessidades das crianças pequenas.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41084
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma B
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 09:37
Visitas: 847
Downloads: 380

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Marcomini_CarmemSilviaGobatode_TCC.pdfDocumento PDF219 Kb(223839 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download