Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Afetividade : relação professor - aluno envolvendo aprendizagem
Autor(es):

Rosana Alencar Lins dos Santos
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Inicio este memorial com esta poesia, pois acredito que a cultura ou o conhecimento não são constituídos apenas daquilo que herdamos na trajetória das nossas vidas. Eles são construídos a partir da criatividade humana, portanto, não vêem prontos com a criança ao adentrar as escolas. Por que então alguns professores insistem em apresentá-los aos seus alunos como se já estivessem prontos? É disso que falo neste memorial, pois ele partiu de uma inquietação pessoal com relação ao processo ensino aprendizagem e suas implicações. Hoje percebo que há outras formas e estratégias alfabetizadoras, diferentes daquelas utilizadas em minha infância. Confrontar a teoria e a prática sendo eu o personagem principal é estimulante, ao mesmo tempo, difícil. Não pensei encontrar tanta dificuldade para falar de mim mesma. Encontrar respostas para meus conflitos enquanto estudante nas diferentes fases: infância, adolescência e juventude e agora, nesta nova etapa de minha vida em que me debruço como pesquisadora, é muito estimulante. O importante é verificar o quanto tem modificado o meu olhar, o foco do meu trabalho após as releituras, as reflexões e as pesquisas. Muito contribuíram para o meu avanço e as minhas descobertas os autores elencados neste curso, aos quais eu devo a minha gratidão. O eixo norteador deste memorial é a afetividade e aprendizagem. Considero que dela dependa o sucesso do educador e conseqüentemente do aluno, mas para isso o processo ensino-aprendizagem deve se basear na relação interpessoal que foque o respeito às diferenças, ritmos, conhecimentos, conforme sugere o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI. "Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultura" (BRASIL, 1998, p. 23. vol. 1). Para que eu modificasse alguns conceitos, partindo das minhas vivências enquanto estudante foram muito importantes diversos autores, apresentados pelos professores deste curso, sem os quais o meu embasamento teórico não se faria. Meu objetivo é falar sobre a minha formação no Magistério e posterior profissionalização, mas antes disso considero importante uma introdução sobre a minha história de vida, a fim de que fique clara a importância da afetividade e a relação professor-aluno envolvendo aprendizagem.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41074
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 09:29
Visitas: 1039
Downloads: 1474

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos_RosanaAlencarLins_TCC.pdfDocumento PDF155 Kb(158285 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download