Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Alfabetização e afetividade
Autor(es): Aparecida de Fátima Ferreira
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Quando surgiu a proposta do trabalho com memorial de formação confesso que não sabia ao certo como começar. Tantas lembranças, experiências, uma confusão de fatos se misturavam, impossível pensar em algo específico. No entanto, após refletir sobre meu processo de formação ao longo desses anos, encontrei a alfabetização e afetividade como eixos norteadores deste processo. Não posso negar que através das experiências no Magistério não consigo supor um sem o outro. Creio que a aquisição da leitura e da escrita se dá através das relações interpessoais e essas relações pautadas dentro de uma postura de afeto colaboram para o bom desenvolvimento dos alunos. O resgate das memórias apresentadas aqui, perpassa pelas concepções que tinha antes do PROESF. Minhas memórias no período de alfabetização e as experiências com meus alunos. Ao longo deste busco resgatá-las a fim de colaborar com a reflexão dos leitores e também as minhas, sempre buscando repensar minha prática profissional dentro de uma postura crítica e atuante. Várias disciplinas poderiam compor esse trabalho, mas diante do tema escolhido as contribuições de algumas delas: Multiculturalismo e Diversidade Cultural, Teoria Pedagógica e Produção em Língua Portuguesa, Teoria Pedagógica e Produção em Artes, Educação Especial permitiram uma mudança no olhar. Aprendi talvez a lição mais importante na vida de um educador: Ver além dos olhos! Agora iniciando a escrita deste memorial, posso colocar em prática aquilo que aprendi nesses três anos, a busca pela a articulação entre a prática e a teoria, dentro de uma postura de pesquisa, reflexão e ação.
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 41066
Informações adicionais:
Formandos 2008 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 01-09-2010 09:08
Visitas: 782
Downloads: 362

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Ferreira_AparecidadeFatima_TCC.pdfDocumento PDF148 Kb(151882 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download