Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: A sexualidade de jovens e adultos no cotidiano escolar
Autor(es):

Giselle Alessandra Marchi
Palavras-chave [PT]:
Sexualidade, Educação de jovens e adultos, Cotidiano escolar
Área de concentração: Curso de Especialização de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação
Titulação: Especialista em Educação de Jovens e Adultos
Banca:
Silmara de Campos [Orientador]
Resumo:
Este trabalho pretende mostrar a relevância do tema Sexualidade, entendido aqui não somente como sexo, mas em suas diversas formas de expressão e vivências de prazer. Traz um breve histórico sobre o tema e como este vem sendo trabalhado nas práticas escolares e ainda como tem sido tratado pelas políticas públicas. Procura mostrar, através de trabalho realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos, que é possível realizar um trabalho com o tema, que vai além de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, com possibilidades de se incluir o adulto, trabalhando o corpo, o respeito consigo e com o outro, os sentimentos e, principalmente, tendo um novo olhar pra o tema. Aborda, também, a sexualidade dos jovens e adultos no cotidiano da sala de aula sem, contudo, ter a pretensão de esgotar o tema, e, além disso, a postura do professor que poderá modificar e fomentar mudanças, como também perpetuar tabus, preconceitos e discriminações. A escola está no mundo, e o mundo está dentro dela. A velocidade com que vem acontecendo as mudanças no mundo não tem visto na escola o mesmo ritmo. Por isso, faz-se necessário refletir que o aluno não vem à escola só à procura de conteúdos, mas por muitas outras razões, como socializarse, fazer amigos, sair da solidão, arrumar namorado, entre outros fatores, que poderão ser observados nas citações nos fragmentos da entrevista realizada com os alunos da EJA. Seu conteúdo é a síntese de reflexões teóricas, relatos de experiências e relatos orais e escritos dos alunos e da minha prática docente. Pretende também mostrar outros olhares para nossas vivências cotidianas, desmistificando a bipolaridade que nossa cultura quer perpetuar, vindo a encontro com as mudanças e a velocidade com que acontecem. Não será possível mais “enquadrar” os alunos e alunas em escolas que não são feitas para eles. E muito menos fechar os olhos para a multiplicidade de valores que surgem na nossa sociedade e para a diversidade que há em nossas salas de EJA.
Data de Defesa: 2009
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para o
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação-UNICAMP sob orientação da Profª. Drª. Silmara de Campos.
Código: 41030
Informações adicionais:
CDD - 374
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Este documento encontra-se depositado na Biblioteca-FE, apenas no formato digital.

Dono: admin
Criado: 31-08-2010 16:26
Visitas: 1170
Downloads: 495

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Marchi_GiselleAlessandra_TCC.pdfDocumento PDF161 Kb(164628 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download