Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Avaliar é sério, alfabetizar é mágico
Autor(es):

Daniela Rocha de Souza
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Falarei de alguns autores importantes do qual tive a oportunidade de estudar no PROESF, e a importância de Emília Ferreiro no processo da escrita e citarei a importância do letramento. Na formação acadêmica citarei o abandono de um curso de pedagogia que já havia iniciado e o ingresso na Universidade Estadual de Campinas PROESF, que é uma realização e significa muito para mim. O curso formador, as vivências e experiências em sala de aula da 1ªsérie que são muito ricas para a minha carreira docente. O embasamento teórico é de grande importância no curso e faz a diferença nas minhas experiências sobre avaliação e alfabetização e no desenvolvimento da criança da rede municipal de Hortolândia onde leciono a mais de três anos. A avaliação é de grande importância e é uma ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no processo de alfabetização e quanto à avaliação é praticada por alguns profissionais para fins de seleção social e usada como mecanismo de seleção e distribuição social nas hierarquias de poder, pois a avaliação está presente no cotidiano dos indivíduos e tem um grande sentido de legitimação dos valores e conteúdos visando às práticas da classe dominante provocando a exclusão e evasão escolar, mas a avaliação também pode ser uma aliada para alfabetização. Quanto à alfabetização: Alfabetizar alguém é mágico, o professor abre as portas para o mundo da escrita.Falarei do embasamento teórico que contribuiu muito para a minha prática docente principalmente na alfabetização de meus alunos. Espero que este memorial sirva de incentivo aos meus colegas, diante deste tema, tão importante nas escolas: a avaliação e a alfabetização.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia - Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 40176
Informações adicionais:
TCC/UNICAMP - So89a

Dono: fe_nb
Criado: 26-02-2010 11:15
Visitas: 998
Downloads: 3331

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Souza_DanielaRocha_TCC.pdfDocumento PDF188 Kb(192490 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download