Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Creche: seus espaço, o lúdico e o papel da leitura
Autor(es): Andrea Maria Moretto Leal
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores
Área de concentração: Programa de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Em meu memorial falarei sobre a importância da leitura na educação de 0 a 3 anos, de como a creche surgiu, assistencialista, e hoje se depara com o desafio de oferecer condições para que as crianças possam se desenvolver como pessoas plenas e de direito, assim motivando-as e incentivando-as a auto descobertas e auto-construção. Podemos dizer que o ato de contar história para as crianças está presente em todas as culturas, sejam letradas ou não letradas, desde os primórdios dos homens. Quanto mais cedo a história, oral e escrita entrarem na vida da criança, maiores as chances destas gostarem de ler. Primeiro elas escutam histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto tátil. As crianças adoram ouví-las e, os adultos, podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Contar história é uma atividade privilegiada na transmissão de conhecimento e valores. Abramovich (1997) diz que: "Ouvir histórias é viver um momento de gostosuras, de prazer, de divertimento dos melhores. É encantamento, maravilhamento, sedução..." (p.24). Enfim, a hora da história é um momento valioso para a educação integral (ouvir, pensar, sonhar) e, especialmente, para a alfabetização, mostrando a função social da escrita. A atividade é simples e fundamental, e pode se tornar uma rotina ou representar um momento de excepcional importância na educação das crianças. No primeiro capítulo deste memorial falarei das minhas lembranças de criança, dos livros, das escolas e dos fatos que me marcaram dentro do tema. Já no capítulo II mostrarei como a creche surgiu, sua trajetória e de como está hoje e destacarei os espaços que são necessários oferecer para as crianças nas creches. O terceiro capítulo tratará da minha formação aqui, no PROESF1, com as minhas práticas como educadora, vendo que foi de grande valia as aulas que tive nesta Universidade para o meu crescimento pessoal e profissional.
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 37621

Dono: fe_nb
Criado: 16-09-2009 17:12
Visitas: 825
Downloads: 2421

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Leal_AndreaMariaMoretto_TCC.pdfDocumento PDF1093 Kb(1119596 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download