Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Afetividade na educação infantil
Autor(es):

Alice Cristina da Silva
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores
Área de concentração: Programa de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
Resumo: O presente memorial irá tratar de um assunto muito rico para a educação: a afetividade, que sempre deve estar presente nas nossas práticas educativas. Escrever sobre esse tema foi para mim uma grande felicidade, pois pude retornar a minha infância, na família e na escola e relembrar momentos bons e outros nem tanto. Fez-me também refletir sobre a importância da afetividade na vida criança. No primeiro capítulo irei relatar sobre minha infância na família e na escola, momentos em que posso refletir sobre como era a educação no período em que cursei o ensino fundamental, o tipo de ensino da época e o comportamento dos professores em relação ao aluno. Falarei também sobre o meu desejo de ser professora e as dificuldades pela qual passei para chegar onde me encontro hoje. No segundo capítulo falarei sobre a universidade e as suas contribuições para minha prática pedagógica. O curso do PROESF que para mim foi e é um curso muito bom, que me dá suporte para seguir sempre buscando novos conhecimentos para melhorar meu cotidiano como educadora, mudando também meu jeito de enxergar meus alunos, a partir deste curso passei a enxerga-los como crianças que precisam de afeto e amor para se desenvolverem plenamente. E também mostrarei para você leitor como as teorias de Wallon, Piaget e Vygotsky foram fundamentais para escrever sobre afetividade um tema que é tão importante na vida de qualquer criança e na vida dos professores. E para terminar no terceiro capítulo falarei sobre a creche e a educação infantil, onde relatarei a importância da afetividade e do lúdico para o desenvolvimento infantil e a importância das brincadeiras para a criança, relacionando também a mesma com a minha prática. Porém minha intenção maior é mostrar para o leitor como a afetividade influencia a vida da criança e a faz sentir-se valorizada, e como nós professores somos seres em constante construção, assim como nossos alunos, pois: "só aprendemos quando colocamos a emoção no que aprendemos, por isso é necessário ensinarmos com alegria" (Snyders, 1986, p.30).
Data de Defesa: 2008
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia - Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 37617

Dono: fe_nb
Criado: 16-09-2009 17:00
Visitas: 955
Downloads: 906

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Silva_AliceCristina_TCC.pdfDocumento PDF158 Kb(161345 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download