Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Colcha de retalhos : a construção do tempo histórico de uma professora
Autor(es):

Silvana Elisabete Sniquer Possobon
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de Conclusão de Curso; Memorial; Experiência de Vida; Prática Docente; Formação de Professores
Área de concentração: Programa de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciado em Pedagogia
Resumo:
A questão colocada pelo meu presente que me remete ao passado, ao meu passado mais especificamente, é a escrita do meu Memorial de Formação, que será nosso trabalho de conclusão de curso do PROESF. Ao escrevê-lo, busco nas minhas memórias a construção do meu tempo histórico como professora. Hoje sou a historiadora da minha história. Eu sou o meu mistério central, eu sou a própria rua e estou no meio dela me observando enquanto sujeito construtor da minha história de vida. Vejo o tempo como constituidor da condição de existência do nosso “Eu”, ele é peça fundamental para a construção da identidade do sujeito. Ele é necessário para o homem e, a partir dessa afirmação, posso inferir com TARKOVSKI (1998) quando diz que “o tempo e a memória incorporam-se numa só entidade; são como dois lados de uma mesma medalha, pois, sem o tempo, a memória também não pode existir.” Em construção... É assim que me sinto neste primeiro movimento para escrever o meu Memorial de Formação.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial de Conclusão de Curso apresentado como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia- Programa Especial de Formação para Professores em Exercício (Proesf) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Código: 36396

Dono: fe_nb
Criado: 05-08-2009 12:31
Visitas: 744
Downloads: 839

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Possobon_SilvanaElisabeteSniquer_TCC.pdfDocumento PDF259 Kb(265332 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download