Consultar: Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil - SIBDB, São Paulo, 2007

Título [PT]: A experiência de implantação da biblioteca digital de trabalhos de conclusão de curso da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Autor(es): Carla Inês Costa Santos
Palavras-chave [PT]:

Biblioteca digital; Trabalhos de conclusão de curso; Base de dados institucional; UNISINOS
Área de concentração: Eixo Temático: Repositórios Institucionais
Resumo:
Trabalho de conclusão de curso (TCC) é o fechamento de uma etapa na formação apresentando o resultado de um estudo. Esta pesquisa elaborada como requisito para obtenção de grau, é produzida nas universidades e utilizada para gerar e adquirir novos conhecimentos, responder a questionamentos, resolver problemas constituindo-se assim em excelente fonte de pesquisa para os futuros concluintes. Dependendo da oferta de cursos na Instituição, este número pode ser bastante grande a cada novo semestre. Este acervo depende principalmente de infra-estrutura disponível para armazenamento, pois é um acervo que cresce consideravelmente exigindo espaço físico. Atualmente a Unisinos oferta 55 cursos de graduação, 40 cursos de especialização e 13 de MBA, resultando em uma grande quantidade de documentos produzidos a cada semestre. Através de um projeto que teve início em 2005 e a união de esforços e compartilhamento de tarefas, criamos nossa Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso. Este espaço foi construído com a parceria entre Biblioteca e Direção de Graduação a fim de organizar um acervo digital, permitindo a disseminação, recuperação e acessibilidade à produção institucional. O projeto aconteceu em etapas que oportunizaram discussões, decisões em busca da construção de um espaço de qualidade. A metodologia utilizada para a formação de banco foi TEDE (IBICT), sendo assim, realizamos um estudo e seleção para uma estrutura de descrição, para trabalhos de conclusão de curso. Atualmente nosso banco apresenta mais de 500 trabalhos e em 2007, os 13 cursos de MBA estão sendo integrados ao banco. O projeto continua, visando integrar gradativamente todas as produções advindas dos cursos de especialização, pois assim estaríamos atingindo nosso objetivo.
Código: 32075
Informações adicionais:
Trabalho apresentado no Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil – SIBDB 2007

Dono: admin
Criado: 14-10-2008 17:09
Visitas: 2236
Downloads: 1171

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos, Carla Ines Costa dos.pdfDocumento PDF107 Kb(109079 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download