Consultar: Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil - SIBDB, São Paulo, 2007

Título [PT]: Análise da evolução conceitual de “Biblioteca Eletrônica, Digital, Virtual e Polimídia”, no período de 1993 – 2004 na literatura de ciência da Informação no Brasil.
Autor(es): Maria Creuza Ferreira da Silva
Palavras-chave [PT]:

Biblioteca digital, Biblioteca virtual, Biblioteca eletrônica, Biblioteca Polimidia, Análise conceitual, Produção científica, Periódicos.
Área de concentração: Eixo Temático: Gestão em Bibliotecas Digitais
Resumo:
O atual contexto tecnológico promove grandes modificações no cenário das bibliotecas no que se refere às formas de acesso e disponibilização das informações, isso pode ser observado a partir do número crescente de bibliotecas que disponibilizam seus catálogos impressos de forma on-line, buscando atingir o maior número de usuários possível. Parte destas mudanças gera também discussões no que diz respeito à conceituação/definição dessas bibliotecas por parte de estudiosos do mundo todo. Hoje temos as chamadas "bibliotecas eletrônicas, virtuais, digitais, polimidias", que oferecem acesso local e remoto aos serviços disponíveis ampliando a busca e recuperação da informação através das redes de telecomunicações, modificando o perfil das bibliotecas e dos profissionais de informação. O estudo trata da análise da evolução conceitual sobre a temática de “Biblioteca Eletrônica, Digital, Virtual e Polimidia” no período de 1993 a 2004, com o objetivo principal de identificar a produção científica brasileira na área de Ciência da Informação, referente à evolução conceitual das terminologias utilizadas pelos autores. Foi realizado levantamento bibliográfico da produção científica publicada na Revista Ciência da Informação, Perspectiva em Ciência da Informação, Revista de Biblioteconomia de Brasília, Transinformação, Datagramazero e Informação e Sociedade: estudos. A análise totalizou 49 volumes e 128 números de periódicos. Observa, no entanto, a partir da análise dos artigos publicados nos periódicos propostos pelo estudo que a literatura existente no período contribuiu timidamente para o objeto da pesquisa, uma vez que só foram encontrados 11 artigos que abordam a temática da “evolução da análise conceitual". O exame integral dos dados aponta para uma vasta literatura sobre a temática em questão, referente aos aspectos de gerenciamento, organização, disseminação e recuperação da informação. Percebe-se ainda que a falta de consenso entre os autores sobre o termo mais adequado para conceituar "biblioteca virtual, biblioteca digital, biblioteca eletrônica e biblioteca polimidia", faz surgir novas expressões como: biblioteca biônica, biblioteca sem paredes, biblioteca do futuro, biblioteca interativa, máquina eletrônica entre outras. Na tentativa de contribuir para o desenvolvimento da evolução conceitual dos termos em discussão, destaca-se a existência de pontos comuns nos conceitos analisados durante a revisão de literatura e chama-se atenção para essa convergência a partir de palavras como: "rede(s), on-line, telecomunicação(es), informática, sistemas, mídias, tecnologias e outros, que aparecem com freqüência. Das terminologias usadas para definição, maior destaque foi para os termos virtual e digital. Conclui-se assim a partir de reflexões baseadas na revisão de literatura, que o termo "biblioteca digital" é o mais apropriado até o momento para definir tais bibliotecas.
Código: 23530
Informações adicionais:
Trabalho apresentado no Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil – SIBDB 2007

Dono: admin
Criado: 26-10-2007 12:28
Visitas: 5584
Downloads: 5756

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
01 - ANÁLISE DA EVOLUÇÃO.ppsApresentação PowerPoint63 Kb(64000 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download