Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Teoria X prática : novos olhares, rumos e desafios
Autor(es):

Rosania B. Hackmann Santos
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A partir da Constituição Brasileira de 1988 e a nova LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, muito se tem discutido sobre os rumos para a Educação, especialmente a Educação Infantil. Esta, embora não sendo obrigatória, passou a ser considerada como “um direito da criança, uma opção da família e um dever do Estado”. A creche também passou a fazer parte da Educação Básica, assim como a Pré-Escola, o Ensino Fundamental e o Médio.Todas essas mudanças foram extremamente importantes, afastando a concepção anterior que se tinha (assistencialista).Sabemos que há muito a se fazer; como por exemplo, ampliar o número de Creches para atender a demanda de crianças de 0 a 3 anos nestas instituições. É preciso também oferecer um atendimento de qualidade, onde as crianças possam se desenvolver em todos os seus aspectos (físico, emocional e cognitivo), se tornando assim cidadãos críticos, ativos, capazes de lutar por um país melhor. O educador/professor de Creche exerce um papel fundamental neste trabalho junto à criança, complementando assim o papel educativo das famílias. O objetivo central deste trabalho, como Educadora/Professora de Creche, é olhar para toda a minha prática pedagógica, analisando, refletindo e também repensando sob a luz de toda teoria obtida durante o curso, se realmente estou contribuindo para a formação de cidadãos críticos, autônomos, capazes de transformar a sociedade. E por acreditar que Teoria e Prática estão interligadas, portanto não podem ser vistas separadamente, é que ao final deste curso posso afirmar o quanto todo o embasamento teórico aqui estudado contribuiu para a minha prática diária, ajudando a compreender todo o processo de desenvolvimento pelo qual passam as crianças. Não podemos esquecer que o educador/professor de Creche deve sempre refletir criticamente sobre seu trabalho junto à criança e à família também. Para isso é preciso aprofundar os seus conhecimentos sobre a história da Educação Infantil no Brasil. Portanto, através deste trabalho, procurei mostrar um pouquinho da história desta instituição no Brasil, mostrando como começou, não esquecendo uma das grandes discussões que se faz presente após LDB: o cuidar/educar.Também resolvi aprofundar sobre questões que acho essenciais na minha prática diária, como: a afetividade, o brincar, o espaço físico e a sexualidade na Educação Infantil. Na parte final, discuti um pouco sobre o perfil do profissional de Creche e como as mudanças ocorridas pós LDB estão influenciando a sua formação profissional. Espero que este trabalho possa contribuir a todos os profissionais que atuam na Educação Infantil (especialmente nas Creches).
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial deFormação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 21241
Informações adicionais:
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF).

Dono: admin
Criado: 17-05-2007 12:49
Visitas: 1005
Downloads: 1919

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Santos_RosaniaBHackmann_TCC.pdfDocumento PDF124 Kb(127062 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download