Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Memórias de uma docente
Autor(es):

Joselina Mendoza
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Sou Joselina, professora há quatro anos, leciono atualmente em uma escola na cidade de Itatiba foi nesta instituição que estudei a minha infância e adolescência. Estou atualmente com uma 1ª série composta por trinta e quatro alunos, diante de um novo desafio alfabetizar. É um trabalho prazeroso e instigante. Antes de narrar as minhas lembranças como aluna, e profissional docente, gostaria de dizer que mesmo antes de iniciar a Faculdade de Pedagogia, aguardava este momento de escrever o tão famoso “trabalho de Conclusão de Curso”, mas não imaginava que seria um memorial. No inicio, houve muitas dúvidas, receios, perguntas, depois me deparei com a elaboração do texto, um sentimento pessimista começou a aparecer. Aliás, este pensamento sempre foi alvo em minha trajetória escolar. Durante minha experiência profissional vivenciei sonhos, frustrações, realidades e conflitos. Narrarei fatos, experiências, reflexões e concepções que ocorreram no exercício da prática do Magistério. Depois de alguns anos, ingressei na Faculdade como estudante de Pedagogia do Proesf (Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas), este curso veio contribuir com minha prática e me fez refletir melhor a respeito do que é ser professor. Apaixonada por leitura, tenho um imenso prazer em ler um bom livro. Vários livros lidos por mim, foram capazes de mudar minha forma de pensar a respeito de algo e tenho o prazer de guardar em um caderno, várias passagens maravilhosas de livros de autores renomados. Tanta paixão assim, só podia desapertar na minha pessoa uma vontade de escrever um livro, ás vezes esta idéia ou simples pensamento desaparecia da minha cabeça substituindo-a pela certeza e que escrever um livro, um bom livro, era para poucos. Pois são poucos os capazes de fazer com que milhões de pessoa se hipnotizem diante de sua obra. Chegou minha oportunidade de escrever algo: Um memorial. Serei a protagonista desta história. Uma História cheia de conflitos, humilhações, alegrias, frustrações e sentimentos de revolta. Ao ler este memorial, você terá a oportunidade de ler sobre a relação professor – aluno, o professor e as múltiplas culturas, a importância do diálogo e o professor e a influência o processo ensino aprendizagem.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20927
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 03-05-2007 09:48
Visitas: 759
Downloads: 1090

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Mendoza_Joselina_TCC.pdfDocumento PDF411 Kb(421178 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download