Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Memorial de formação : afetividade e o sucesso/fracasso escolar
Autor(es): Débora de Cássia Lopes
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Ao escrever um memorial, pensamos sobre o que e como fazê-lo, busquei, então dentro de mim, uma resposta. O que me orientou foi todo o fruto, que está em mim após um longo processo educativo: minha escolha profissional, minha experiência e meu processo de aprendizagem nessa graduação. Cada uma reflete diferentes tipos de vínculos que vão desde minha experiência profissional, como aluna inserida em um processo educativo, até a minha individualidade enquanto ser humano. Para realizar esse registro, procurei fazer uma produção relacionando a teoria e a prática, vivenciadas por mim como aluna e professora. Constatei nessa graduação, o que sempre acreditei: a teoria é essencial na ampliação do conhecimento e a prática é necessária à vida. Ambas se completam. O cotidiano na sala de aula nos leva a verificar que existe uma proximidade entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo do aluno, conseqüentemente também na sua avaliação. Considerando que pensar e sentir são ações intimamente ligadas, indissociáveis, ao longo deste texto, buscarei defender esta idéia, direcionando-a ao campo educacional. Levantarei algumas questões teóricas sobre a relação da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança embasadas em alguns teóricos do desenvolvimento cognitivo e do desenvolvimento afetivo analisados com uma visão psicanalítica. Buscarei fornecer subsídios para discussões referentes à compreensão da avaliação como processo contínuo de aprendizagem, considerando as diferenças de cada aluno no processo ensino-aprendizagem, com respaldo teórico em autores consagrados, Vygotsky, Piaget, Luckesi, Libâneo, Perrenoud e outros fundamentam este texto. Boa leitura!!!
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20924
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma J
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 03-05-2007 09:40
Visitas: 943
Downloads: 3063

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Lopes_DeboradeCássia_TCC.pdfDocumento PDF74 Kb(75342 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download