Consultar: Faculdade de Educação - FE

Titulo Principal: Caminhos da educação
Autor(es):

Sônia Márcia Arten da Rocha
Palavras-chave [PT]:
Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Este Memorial de Conclusão de Curso, um dos meus maiores desafios até o momento, foi desenvolvido a partir do seguinte questionamento: “Se a educação atende a ideologia da classe dominante, como fazer com que ela possa ser cidadã se é negado ao sujeito participar das decisões sobre os rumos damesma?”. Sendo assim, tomei por base a minha vivência desde a minha infância até os dias atuais no campo de ensino/aprendizado integrados a minha pratica pedagógica e formação acadêmica, buscando desenvolver o meu discurso em torno da questão do enaltecimento da escola cidadã como no discurso de Durkeim entre outros. Ao iniciar este trabalho a primeira coisa que me ocorreu foi um trecho de um dos belos poemas de Cecília Meireles: “Que sopro forte e profundo/ Que sopro de acabamento! /Que sopro de fim do mundo!” Sim, falar de nós mesmos é um grande desafio! Principalmente quando se refere ao campo de nossa formação em educação, uma área complexa em processo de transformação constante. Sendo assim, devo dizer que minha vivência enquanto professora tem se processado na superação de desafios, através de experiências adquiridas tanto na pratica em sala de aula, nos momentos de integração com os colegas das séries correspondentes e/ou outras como novos conhecimentos em cursos de formação em Educação. Sempre na busca de transformações múltiplas, constantes adequando-se ao tempo e espaço.Entre a prática e a teoria, pois “No seio do cotidiano há uma realidade que se manifesta de forma diferente do que acontece nas outras perspectivas da história: a memória”.(LE GOLF ,2001.p.117) No primeiro capítulo abordei as nuanças da minha escolarização e formação, recordando vários acontecimentos marcantes sobre minha formação. No segundo capítulos, ressaltei minha trajetória de formação vivencias e experiências adquiridas pelos alunos, num grande processo de ensino /aprendizagem. Nós professores somos verdadeiros artistas apaixonados pela nossa profissão, temos o poder da arte de ensinar e de aprender com nossos alunos, estará citado no terceiro capitulo e no quarto capitulo um breve comentário sobre a inclusão e a exclusão, um dos grandes desafios para nos educadores. Temos que nos preocupar no ensino que oferecemos aos nossos alunos e que alunos estamos formando.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20878
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma I
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 02-05-2007 13:57
Visitas: 771
Downloads: 2204

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Rocha_SoniaMarciaArtenda_TCC.pdfDocumento PDF396 Kb(405087 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download