Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Revendo a história, projetando o futuro
Autor(es): Márcio de Lima
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Ter sempre a resposta do problema é um ideal que o professor deseja sempre alcançar, não é verdade? Quando falamos em alfabetização, sempre há um sujeito que prontamente enfoca o seu método, evidenciando o seu modelo de proposta pedagógica. Para a cura de uma determinada doença, o médico procura, através de seus estudos encontrar o remédio adequado. Para o professor, não é diferente. Na tentativa de solucionar o problema de aprendizagem de um aluno é necessária a intervenção certa. Para um aluno silábico, pedir que faça um texto ortográfico não seria um bom trabalho, já um texto de memória, no qual a criança pudesse ajustar a leitura, proporcionaria melhor efeito. Isso não quer dizer que há um método eficiente para cada caso concreto, mas intervenções adequadas que garantam o desenvolvimento da criança. A sociedade vive em constante mudança e os valores da educação devem se adaptar aos tempos, à modernidade, às necessidades atuais. Constatamos isso quando comparamos a sociedade greco-romana da antiguidade com a atual. Na primeira o princípio da meritocracia era predominante, ao passo que hoje ainda que o princípio exista, a forma de analisar o indivíduo está em constante reformulação. Em relação à educação, do ensino e aprendizagem, não nos cabe simplesmente criticar a metodologia utilizada em determinada sociedade comparativamente com outra, o que se propõe é analisar criticamente os métodos no contexto onde estão inseridos. Muitas idéias mudaram durante o curso de pedagogia, uma delas, em relação à alfabetização, seguirá como tema ao longo da escrita deste memorial, no qual persistirei na construção da concepção que norteia o meu fazer pedagógico. Desta forma, articulando teoria e prática na reflexão do professor alfabetizador, pretendo elucidar e legitimar a prática desenvolvida no processo de aquisição da leitura e escrita.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20865
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma I
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 02-05-2007 13:16
Visitas: 964
Downloads: 2592

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Lima_Marciode_TCC.pdfDocumento PDF1406 Kb(1439492 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download