Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Considerações práticas e teóricas numa vivência educacional
Autor(es): Mirce Nascimento Leite
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
Neste trabalho procurarei relatar minhas aprendizagens e experiências como profissional na área da educação, enfocar a minha formação como aluna no curso de Pedagogia oferecido por esta respeitável entidade de ensino superior e ressaltar as contribuições dos conhecimentos aqui adquiridos para o aperfeiçoamento da minha prática em sala de aula. Após muitos anos trabalhados nesta área, considero que se dedicar ao magistério é algo muito difícil, principalmente ao contextualizar o nosso país nos dias atuais. Ser professora exige preparo, paciência e dedicação, sendo certo que os resultados aparecem paulatinamente, com a aprendizagem ou não dos alunos. Referidos resultados (positivos ou negativos), por sua própria natureza contraditória, originam sentimentos opostos nos profissionais de educação: tanto causam enorme satisfação com o êxito no processo ensino-aprendizagem, como também podem trazer frustrações, angústias e questionamentos sempre que os objetivostraçados não foram alcançados, tendo como conseqüência a não aprendizagem do aluno. Para exercer a profissão, são exigidos do professor inúmeros requisitos, sendo certo que destacarei a seguir aqueles que considero mais importantes: o professor deve ter uma postura profissional, ser coerente, pesquisador, questionador, dominar a língua portuguesa, apresentando escrita e leitura corretas, pronunciando com clareza as palavras. Ao escrever sobre a minha formação acadêmica e a prática do magistério, colocarei minhas inquietações, dúvidas, dialogarei com a teoria, metodologia, avaliação, contextos social e histórico e contemplarei a realidade social do ambiente escolar público. Acredito que, como participante efetivo do processo educacional, o professor precisa estar atualizado no seu tempo histórico, interagir no contexto social em que vive, reconhecer a realidade, respeitar as diversidades sociais, raciais e culturais de seus alunos e torná-los sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Dessa forma, ressalto que a oportunidade de fazer graduação em Pedagogia na Faculdade de Educação da Unicamp veio a contribuir para o meu enriquecimento cultural e profissional. Sendo assim, procurarei relatar neste trabalho, o quanto foi acrescentado à minha prática todos os conhecimentos, informações e trocas de experiências que obtive no decorrer deste curso e o interessante e produtivo intercâmbio que tornou-se possível entre a teoria e prática.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20864
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma I
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 02-05-2007 13:14
Visitas: 938
Downloads: 1412

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Leite_MirceNascimento_TCC.pdfDocumento PDF101 Kb(103433 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download