Consultar: Faculdade de Educação - FE

Título [PT]: Histórias que constróem a prática educativa
Autor(es): Tânia Maria Rodrigues Pereira Fatia
Palavras-chave [PT]:

Trabalho de conclusão de curso, Memorial, Experiência de vida, Prática docente, Formação de professores.
Área de concentração: Programa Especial de Formação de Professores em Exercício
Titulação: Licenciatura em Pedagogia
Resumo:
A escrita que se segue é constituída a partir de um olhar reflexivo que lanço ao meu passado com o objetivo de relembrá-lo; reconstruindo-o para então, rescrevê-lo na tessitura do tempo presente. Por tratar-se de um memorial de formação do curso de Pedagogia (Proesf), a escrita não se desenrola de maneira confortável e descompromissada. Ao contrário, é delimitada pela necessidade de resgatar em lugares secretos da memória, lembranças adormecidas e acomodadas pelo tempo, e que agora, revolvidas pelo ato de rememorar, afrontam e sacodem certezas consolidadas e cristalizadas. Busca ainda, entrelaçar os conhecimentos construídos no exercício de minha prática pedagógica com os discursos teóricos apreendidos em tal formação acadêmica, destacando as mudanças ocorridas tanto em minha vida pessoal quanto na profissional. Portanto, este memorial não é reviver, posto que não podemos viver duas vezes uma mesma situação, afinal, de alguma forma ela sempre será distinta. É refletir sobre o já acontecido e, antes de tudo, chorar ou sorrir pelas mil maneiras possíveis de como poderia ter sido. Durante todo o curso de Pedagogia refletimos sobre uma educação mais humana voltada para a formação integral do aluno. Falamos de uma cientificidade que leve as pessoas a compreenderem suas próprias vidas, tanto quanto o meio social em que vivem, a fim de transporem suas próprias barreiras, transformando o contexto na qual estão inseridas. Este é o verdadeiro sentido de educação. A cada dia que passa, aprendo algo nas entrelinhas dos vários textos estudados; reflexões que mudam meu olhar para prática pedagógica diária, quebrando velhos paradigmas. Começo a perceber que nós, professores, não devemos nos sentir donos do saber, mas eternos questionadores da própria prática e de tudo aquilo que nos causa estranheza. Descobertas e reconstruções, que me faz pensar o quanto foi bom retomar os estudos, apesar de todo desgaste físico e emocional que é ter três jornadas: em casa (esposa e mãe), na escola onde trabalho (educadora) e na Universidade (aluna). São muitas vidas que passam pelo meu convívio todos os dias, cada uma com sua complexidade e singularidade, mas faço disto também um exercício de aprendizado, pois, aprender a respeitar e a ouvir quem está em nossa volta é de fundamental importância na função de um educador que se preocupa com a formação integral de seu aluno. Penso que este é o grande sentido para a escrita deste memorial, voltar meu olhar para a prática cotidiana, de forma crítica e questionadora, considerando os interlocutores que fizeram parte da minha formação profissional, reconhecendo que os contextos social, político e econômico que vivi se entrelaçam nos modos como construí meus relacionamentos, minhas abstrações e minhas atitudes. A partir desta reflexão crítica e a (pretensa) compreensão da pessoa X profissional que me constitui, posso então lançar mão destas ferramentas na reconstrução diária de minha ação pedagógica.
Data de Defesa: 2005
Descrição:
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de
Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.
Código: 20861
Informações adicionais:
Formandos 2005 - Turma I
CDD - 370.92

Dono: admin
Criado: 02-05-2007 13:09
Visitas: 794
Downloads: 1269

ArquivoFormatoTamanhoTempo estimado para download
Fatia_TaniaMariaRodriguesPereira_TCC.pdfDocumento PDF108 Kb(110696 bytes)1 minuto(s) (Velocidade de conexão de 56 kb/s)Visualizar/Download